Vitaminas e minerais

links patrocinados

Vitaminas e minerais

Vitaminas e minerais

Como sabemos, nosso corpo nunca deixa de trabalhar. Mesmo quando estamos dormindo, o organismo realiza um grande número de atividades. A todo momento realizamos, sem nos dar conta, uma série de processos internos que viabilizam nossa sobrevivência, como a oxigenação do sangue, por exemplo.

As vitaminas e minerais atuam em todos estes processos corporais, da produção de hormônios ao simples ato de piscar.

Grosso modo, podemos dizer que estes nutrientes são a matéria-prima que fazem com que o organismo siga trabalhando. O corpo humano é capaz de produzir alguns nutrientes. Entretanto, as quantidades oferecidas não são suficientes, o que faz com que precisemos complementá-las com a alimentação.

Carência de vitaminas e minerais

Vitaminas

As vitaminas e minerais são genericamente conhecidos como micronutrientes, pois o ser humano necessita de quantidades muito pequenas destes compostos para manter o corpo saudável. Isso não significa, entretanto, que manter o equilíbrio de vitaminas e minerais seja uma tarefa fácil. Alguns deles estão presentes em quantidades mínimas nos alimentos. Outros, por sua vez, só podem ser encontrados em grupos alimentares específicos.

A carência de vitaminas e minerais é extremamente prejudicial para o corpo humano. A deficiência de vitamina D, por exemplo, é um fator que ajuda no desenvolvimento de problemas ósseos. Isso porque esta vitamina ajuda na absorção de cálcio. A deficiência de vitamina C pode enfraquecer o sistema imunológico e dificultar a eliminação de colesterol.

Como obter vitaminas e minerais

Minerais

Felizmente, a obtenção de vitaminas e minerais na medida certa não é uma tarefa assim tão difícil. Uma dieta balanceada é suficiente para a obtenção correta destes compostos. O consumo de frutas, verduras e legumes é de extrema importância para a absorção de elementos como magnésio e vitamina C, enquanto as carnes são ricas em zinco e ferro. Os laticínios são a melhor fonte de cálcio.

A utilização indiscriminada de suplementos vitamínicos se tornou uma prática muito comum nos últimos anos. Com pouco tempo para se alimentar de maneira adequada, algumas pessoas acabam recorrendo a versões sintéticas de vitaminas. Este uso deve ser feito apenas após a consulta e avaliação de um nutricionista. Muita gente não sabe, mas o excesso de vitaminas e minerais pode ser tão prejudicial quanto a falta deles.

Cuidados com o excesso

Alimentos com vitaminas

Não é raro que as pessoas substituam a alimentação pelos comprimidos de vitaminas e minerais. Contudo, é preciso estar atento a este hábito. A ausência de vitamina C, por exemplo, é a causa do escorbuto. Mas o seu excesso causa sintomas semelhantes aos da doença, além de problemas renais. Nos últimos anos, inclusive, o Conselho Federal de Medicina (CFM) tem atuado de maneira rigorosa contra suplementos vitamínicos que não divulguem informações sobre os cuidados com o excesso de dosagem de vitaminas.

Recomendações

Assim como diversos outros problemas da sociedade atual, a carência de vitaminas e minerais pode ser resolvida com uma boa alimentação. Os nutricionistas defendem que, com o consumo de duas ou três porções diárias de frutas e verduras, não existe a menor necessidade de complementação sintética.

Carencia de Vitaminas e minerais Como obter Vitaminas e minerais

Pesquisar
Artigos Relacionados