Vitamina A: benefícios e os alimentos

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Vitamina A: benefícios e os alimentos

A vitamina A

A vitamina A é um dos nutrientes mais importantes para os seres humanos. Suas funções são múltiplas dentro do corpo humano e sua falta pode ocasionar problemas gravíssimos, alguns até irreversíveis. Interagindo com outras substâncias como lipídios e sais minerais a vitamina A traz ainda mais benefícios para nossa saúde.

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Vitamina A: benefícios e alimentos Vitamina A

Encontrar vitamina A nos alimentos não é difícil. É possível encontra-la em grandes quantidades no óleo de fígado de bacalhau. É claro que este é um produto não muito barato, mas para quem possui deficiência de vitamina A no organismo, esta é a melhor opção para regular a quantidade deste nutriente no corpo.

Benefícios e alimentos

Principais benefícios dos alimentos com vitamina A

A vitamina A é a principal vitamina que atua na visão humana. Ela protege e fortalece a retina e fortifica os bastonetes, que são estruturas relacionadas ao controle de luminosidade que o olho recebe e envia para o cérebro. Além disso, a córnea é beneficiada pela vitamina A, já que ela ajuda a manter a boa saúde desta estrutura ocular.

Além da visão, os benefícios dos alimentos com vitamina A se estendem à pele, aos ossos e a outras áreas do corpo humano. A vitamina A é importante auxiliadora na proteção e no fortalecimento de mucosas no organismo. Estas mucosas estão presentes no fígado, no sistema digestivo e nas vias respiratórias. Além disso, a vitamina A atua como antioxidante, combatendo os radicais livres que podem causar danos ao organismo.

Confira as vitamina A: benefícios e alimentos

A vitamina A e seus benefícios estão em quais alimentos?

Os principais alimentos que contém vitamina A, além do óleo de fígado de bacalhau são o bife de fígado bovino, as verduras como couve e rúcula, as frutas manga, acerola, laranja e caqui, além do tomate. Cenoura, batata doce e espinafre também possuem boas quantidades de vitamina A em sua composição. Portanto, para contar com os benefícios da vitamina A, é necessário ter em sua alimentação todos estes alimentos e alguns outros que também a possuem em sua composição, mas não em grandes quantidades.

É importante manter uma dieta balanceada para que não falte nenhum nutriente em seu organismo. E caso se canse de comer estes alimentos de um jeito, mude e cozinhe de outras formas. Assim você continua ingerindo vitamina A sempre.

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Deficiência de vitamina A

Como a vitamina A está diretamente atrelada a visão humana, a sua deficiência no organismo pode causar problemas neste sentido. Desde problemas como cegueira noturna, onde a pessoa tem dificuldades para enxergar com pouca luz, até a cegueira total irreversível. Além dos problemas com a visão, a falta de vitamina A pode tornar seu organismo mais vulnerável a infecções e doenças causadas por bactérias. Isso porque esta vitamina também ajuda na imunidade do corpo.
Portanto, não deixe de consumir vitamina A e outras vitaminas para que sua vida e sua saúde permaneçam em dia. Além disso, pratique exercícios físicos: eles ajudam o organismo a colocar em ação os principais nutrientes que são ingeridos na alimentação e evitam o acúmulo de gordura e o ganho de peso. Diga não ao sedentarismo!

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