Virada Cultural Paulista 2013 – programação

links patrocinados

Virada Cultural Paulista 2013 – programação

Em 2005, a prefeitura da cidade de São Paulo deu início à Virada Cultural. A intenção era promover a capital paulista através da difusão de cultura, com diversos shows, peças teatrais e exposições acontecendo simultaneamente na cidade, durante 24 horas seguidas. A inspiração para o evento veio da Nuit Blanche, que acontece em Paris. Desde sua primeira edição, a Virada Cultural foi um grande sucesso, oferecendo atrações artísticas para todos os gostos. No setor musical do evento, por exemplo, foram montados quatro grandes palcos na cidade: um na Avenida São João, dedicado ao rock nacional; outro na Praça da República, com atrações relacionadas ao samba; o terceiro foi montado no Largo do Arouche, com um estilo mais popular; por fim, a Estação Júlio Prestes recebeu o palco dedicado à MPB.
O principal ponto da Virada Cultural é a apresentação de eventos culturais para todas as classes sociais. Muitas das pessoas presente no evento nunca tinham visto uma peça de teatro na vida, ou acompanhado uma exposição. O evento também tem auxiliado a prefeitura a revitalizar o centro da capital paulista.

Outras edições

A Virada Cultural tem acontecido todos os anos, desde 2005. Em 2008, o evento apresentou uma expansão considerável, com cerca de 800 atrações e mais de cinco mil artistas de diversos setores. O número de visitantes estimados em todos os pontos do evento foi de quatro milhões de pessoas.

Virada Cultural paulista 2013 – programação Virada Cultural 2013

Como sempre, todas as atrações apresentadas foram completamente gratuitas.
Um ano antes, a Virada Cultural começou a ser levada para outras cidades do estado, no interior e no litoral. É a chamada Virada Cultural Paulista, um desmembramento do evento que acontece na capital. Já em seu primeiro ano de realização, a Virada Cultural Paulista foi considerada o maior evento simultâneo do país.

Virada Cultural paulista 2013

Virada Cultural Paulista em 2013

A Virada Cultural Paulista de 2013 aconteceu entre os dias 25 e 26 de maio. Esta foi a sétima edição do evento, que ofereceu atrações culturais gratuitas em 26 cidades do estado. Além de artistas consagrados, a Virada Cultural Paulista também contou com apresentações de circo, dança, teatro, artes visuais e cinema. A edição de 2013 da Virada Paulista teve duas cidades estreantes: Registro e Mogi Mirim. Dentre as cidades que já haviam recebido o festival estão Praia Grande, Mongaguá, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Mogi Guaçu e dezenas de outras.

Atrações da Virada Cultural paulista 2013

Atrações musicais da Virada Cultural Paulista de 2013

Dentre os artistas consagrados da música brasileira que participaram do evento estão Gal Costa, Criolo, Titãs, Raimundos, Arnaldo Antunes, Marcelo D2, Emicida, Pitty e vários outros. Boa parte destes artistas se apresentou em mais de uma cidade, realizando uma grande maratona de shows. Outra novidade de 2013 foi a presença de atrações internacionais em todas as cidades que participaram do evento. Artistas de países como Portugal, França, Estados Unidos e Colômbia marcaram presença na Virada Cultural Paulista de 2013.

Edição 2013 - Virada Cultural

Próxima edição

A Virada Cultural Paulista de 2014 já foi confirmada. Assim que novas informações forem surgindo, serão publicadas na página oficial do evento.

Pesquisar
Artigos Relacionados