Vestibular USP 2011 – resultado e provas do vestibular USP

links patrocinados

Vestibular USP 2011 - resultado e provas do vestibular USP

Vestibular USP 2011 – resultado e provas do vestibular USP

A Universidade de São Paulo é uma instituição de ensino superior de caráter público e gratuito, sendo uma das mais tradicionais e disputadas do Brasil. Fundada no ano de 1934 é a maior universidade pública do país e uma das três que está sob manutenção do governo do estado de São Paulo (juntamente com a Universidade Estadual Paulista, UNESP, e a Universidade Estadual de Campinas, Unicamp). Com um número superior a setenta e cinco mil alunos matriculados, a instituição conta com quase quatro bilhões de reais como investimento.

Além do campus na chamada Cidade Universitária, possui outros em cidades próximas do interior, como Lorena, Pirassununga, Ribeirão Preto, Bauru, São Carlos e Piracicaba. Apenas de graduação, são mais de cinqüenta e seis mil estudantes para cerca de cinco mil docentes. Diferentes publicações na internet elegeram a USP como a melhor instituição da América Latina e vigésima melhor do mundo. A USP conta com mais de vinte e cinco mil alunos de pós graduação, além de ser a primeira colocada em número de formação de mestres e doutores no país. Doze dos quarenta e dois presidentes brasileiros estudaram na USP, que também marca a história do país ao formar diferentes artistas e especialistas, bem como o seu movimento estudantil de referência.

O surgimento da USP está relacionado com a revolução de 1932, sendo que dada a época, as escolas surgiram de forma separada para então virarem uma instituição apenas, como foi o caso da Escola de Sociologia, a de Medicina e a de Direito. Durante a Ditadura Militar, foi alvo de diferentes ataques e torturas. Apenas a partir da década de oitenta que recebeu reformas, implementações e expansões tanto de área, quanto de equipamento tecnológico. Desde então, não para de crescer e receber investimentos de diferentes parcerias (nacionais e internacionais).

Mais informações

A USP também é referência na criação e desenvolvimento de projetos científicos e sociais para a comunidade, realizando diferentes serviços em áreas como tecnologia, saúde, atendimento social e jurídico, etc. Em 2011, passou por uma crise temporária a partir da ocupação da reitoria feita pelos alunos, que estavam protestando contra o mandato supostamente autoritário do então reitor, João Grandino Rodas. O processo seletivo da USP pode ser feito tanto da forma tradicional quanto através do sistema de cotas para alunos de escolas públicas, indígenas e negros. A Universidade conta com quarenta e duas bibliotecas, tendo o maior acervo nacional.

Também é responsável pela curadoria e afins de alguns museus paulistas, como é o caso do Museu de Arte Contemporânea, Museu Paulista, Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Zoologia e o Museu de Ciências. A USP conta com mais de duzentos e vinte cursos de graduação, incluindo clássicos como Engenharia Civil, Jornalismo, Medicina, Psicologia, Farmácia, Letras, Direito, Enfermagem, Design, Turismo, Medicina Veterinária, Publicidade e Propaganda, Agronomia, etc. Para mais informações sobre o processo seletivo e descrição dos cursos, bem como toda a estrutura da USP, acesse a página oficial da instituição e fique por dentro das datas de inscrição, promoção de eventos, etc.

Fotos

USPUSP
Vestibular USP 2011Vestibular USP 2011
Aprovados no vestibular da USPAprovados no vestibular da USP

Pesquisar
Artigos Relacionados