Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas

links patrocinados

É sempre importante saber o máximo possível sobre uma instituição e seu processo seletivo antes de encarar uma prova de vestibular. Confira mais informações sobre como é o modelo do Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas.

Sobre o UNIBH e sua história na cidade

UNIBH é o Centro Universitário de Belo Horizonte
A UNIBH foi fundada na década de 60

Antes de falar mais sobre o Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas é preciso ter mais informações referentes ao local. A UNIBH – Centro Universitário de Belo Horizonte foi fundada em meados da década de 60 como uma instituição de ensino superior filantrópica e privada do estado de Minas Gerais.

Hoje, a universidade possue cerca de 19 mil alunos espalhados pelos seus quatro campus na cidade e divididos em escolas para cada tipo categoria de curso. Quem deseja fazer o Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas precisa se preparar e não perder a data das inscrições.

O ingresso com o Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas

Existem três formas de ingressar no Centro Universitário de Belo Horizonte, sendo que uma delas é pelo Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas. As questões são sobre assuntos básicos aprendidos na época escolar: matemática, física, língua portuguesa, biologia, história, geografia e química.

Fora o Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas, também é possível tentar o ingresso por meio das bolsas de 50% ou 100% oferecidas pelo ProUni, mas para isso é preciso prestar o Enem. A terceira forma é pelo FIES – Financiamento Estudantil, programa do governo que oferece ajuda financeira para o pagamento da universidade a juros baixos.

É possível ingressar na UNIBH através do vestibular, do ENEM ou ainda do FIES

Procurando mais informações sobre o assunto

Todas as informações referentes ao assunto do Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas podem ser encontradas na página oficial da instituição. As provas costumam ocorrer no primeiro semestre do ano, quando o início é no segundo semestre, e no final do ano para início no primeiro semestre.

Nas dicas sobre o Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas, tanto os modelos de provas anteriores quanto a classificação final para os cursos podem ser conferidos nas datas especificadas. Sempre anote todas as datas para não se perder, já que o período de matrícula ocorre logo depois que a lista dos selecionados é deliberada. Quem perder essa data terá que fazer outro vestibular.

A UNIBH possui quatro campi espalhados por Minas Gerais

Campus do Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas

São vários os cursos presentes nos campi da UNIBH, como o Biomedicina, Enfermagem, História, Design, Marketing e várias engenharias.

Em relação aos que forem classificados no Vestibular UNIBH 2015 – Gabarito, Provas, Resultado e Datas, vale lembrar que o centro universitário possui quatro unidades espalhadas pela capital de Minas Gerais: o campus Estoril, o Antônio Carlos, o Cristiano Machado e o Lourdes, cada um localizado em um endereço diferente. Antes de começar as aulas, consulte qual é a unidade do seu curso.

Mais informações sobre o vestibular da UNIBH estão disponíveis na página oficial da instituição

Centro Universitário

Centro Universitário

A estrutura de ensino superior no Brasil é dividida em algumas categorias, faculdades, centros universitários e universidades. Cada uma destas categorias possui algumas características próprias, que as diferenciam das demais. Um Centro Universitário, por exemplo, é uma instituição de ensino superior pluricurricular, que pode abranger apenas uma área do conhecimento ou várias. Para ser considerado um centro universitário, a instituição precisa alcançar a excelência no ensino, algo obtido através da qualificação dos professores e ótimas condições para a realização do trabalho acadêmico que é oferecido aos estudantes, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação. O título de centro universitário é dado através de credenciamento do MEC.

Diferenças entre universidade, faculdade e centro universitário

As diferenças entre os três tipos de instituições de ensino superior brasileiras são definidas pela Lei de Diretrizes e Bases. As universidades são instituições que possuem autonomia plena, ou seja, não necessitam de autorização prévia do Ministério da Educação para criar novas sedes e cursos, expedir diplomas ou ampliar a quantidade de vagas. Outro ponto que diferencia uma universidade é o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Centro Universitário

Para conquistar o título de universidade, é pré-requisito que a instituição tenha, pelo menos, 70% do corpo docente com alguma titulação. Também é necessário que sejam oferecidos cursos em cinco áreas do conhecimento, no mínimo.

As faculdades, por sua vez, não têm a mesma autonomia das universidades, necessitando de prévia autorização do MEC para realizar qualquer novo procedimento, como o fechamento e abertura de cursos. Os professores das faculdades não precisam de titulação. Estas instituições não podem oferecer pós-graduação na modalidade stricto sensu, ou seja, Mestrado e Doutorado. As pós-graduações lato sensu estão autorizadas. Os diplomas expedidos por uma faculdade precisam de registro posterior, expedido por uma universidade.

Centro Universitário 2013

O centro universitário é uma espécie de categoria mista, que possui autonomia relativa e precisa de pelo menos 70% de professores com titulação. Contudo, o centro universitário não tem a obrigação de fazer pesquisa, como acontece nas universidades. Estas instituições estão autorizadas a oferecer pós-graduação stricto sensu.

Características de um centro universitário

Para receber o credenciamento do Ministério da Educação, um centro universitário precisa demonstrar sua capacidade de gestão financeira, econômica e estrutural. A instituição também tem de promover a integração com empresas privadas e públicas, além de sindicatos e conselhos. É preciso que haja uma oferta regular dos cursos, que devem ser estruturados de maneira pluridsiciplinar. Pelo menos 20% dos professores devem ter dedicação integral à instituição.

Exemplos de centros universitários no Brasil

Onde encontrar um Centro Universitário

O Brasil possui 13 centros universitários. Boa parte deles está na região sudeste, como o Centro Universitário do Sul de Minas, o do Espírito Santo, de Araraquara e o Instituto Mauá de Tecnologia. Um dos centros universitários de maior renome do país é o UniCEUB, que oferece cursos particulares.

Saiba mais

Para conhecer mais sobre a estrutura dos centros universitários e detalhes sobre cada um deles, acesse o site do Ministério da Educação. Na página também é possível encontrar informações sobre universidades e faculdades do Brasil.

Servicos do Centro Universitário Alunos Universitarios

Pesquisar
Artigos Relacionados