Vestibular UFSM 2014 – Provas e resultado do Vestibular UFSM

Vestibular UFSM 2014 – Provas e resultado do Vestibular UFSM

A Universidade Federal de Santa Maria, conhecida pela sigla UFSM, é uma das maiores instituições públicas de Ensino Superior da região sul do Brasil. Criada em 1960, a UFSM teve um objetivo claro desde seus primeiros anos de funcionamento: suprir a carência de graduações em Ensino Superior na região de Santa Maria, que fica relativamente distante de Porto Alegre (cerca de 300 quilômetros). Antes da criação da UFSM, era comum que os jovens da cidade fossem estudar na capital do estado, muitas vezes permanecendo por lá.

A UFSM em números

Vestibular UFSM 2014 - Provas e resultado do Vestibular UFSM Vestibular UFSM 2014 - Provas e resultado do Vestibular UFSM - saiba mais

Hoje, a UFSM possui quase 30 mil estudantes, divididos entre cursos de graduação e pós-graduação. Os cursos de graduação da instituição são oferecidos tanto presencialmente quanto à distância. A UFSM também oferece Ensino Médio e Ensino Tecnológico, através de mais de 15 cursos destinados a jovens.

A estrutura da UFSM não fica atrás das principais instituições da região sudeste do Brasil. A universidade conta com dois restaurantes universitários, 25 auditórios e uma Biblioteca que disponibiliza mais de 100 mil exemplares de livros das mais diversas áreas de conhecimento. A instituição também possui bibliotecas setoriais, voltadas para determinados cursos, com cerca de 50 mil exemplares.

Graças ao alto número de alunos que recebe, a UFSM fez com que a cidade de Santa Maria recebesse o status de cidade universitária. Os estudantes da instituição, hoje, são extremamente relevantes para a cultura e a economia do município.

Vestibular UFSM 2014

Cursos da instituição

Em termos administrativos, a UFSM se divide em centros que reúnem cursos por área de afinidade. Há, por exemplo o Centro de Tecnologia (CT), o CAL (Centro de Artes e Letras), o CCR (Centro de Ciências Rurais) e muitos outros. Embora o campus de Santa Maria possua o maior número de cursos e alunos, há também outros campi da instituição, nas cidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

Considerando os cursos oferecidos em graduação e pós-graduação, a UFSM possui mais de cem opções. Todas as áreas de conhecimento são cobertas pelos cursos da UFSM. No site oficial da universidade é possível acessar a lista completa de cursos, divididos por centros e áreas de conhecimento.

Vestibular UFSM

Vestibular da UFSM em 2014

A UFSM foi uma das instituições públicas de Ensino Superior que não adotou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como critério para ingresso em seus cursos de graduação. Por isso, quem deseja estudar na UFSM deve passar pelo processo vestibular tradicional, que acontece uma vez por ano, geralmente no mês de dezembro.

Confira Vestibular UFSM 2014 - Provas e resultado do Vestibular UFSM

Saiba mais

No final de 2013 foi realizado o vestibular de 2014 da UFSM. A prova aconteceu entre os dias 6 e 8 de outubro, com divulgação do gabarito preliminar no mesmo dia. Após a divulgação do gabarito provisório, há um período para que os candidatos enviem recursos, caso discordem das questões consideradas corretas pela prova. O resultado final do exame será divulgado na página da Coperves (Comissão Permanente do Vestibular). As turmas terão suas aulas iniciadas no final de janeiro ou começo de fevereiro de 2014.

GD Star Rating
loading...
Vestibular UFSM 2014 - Provas e resultado do Vestibular UFSM, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados