Vestibular UFRJ 2011 – Resultado e Provas do Vestibular UFRJ

links patrocinados

Vestibular UFRJ 2011 - resultado e provas do vestibular UFRJ

Vestibular UFRJ 2011 – Resultado e Provas do Vestibular UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, ou UFRJ, foi criada em setembro de 1920 e batizada de Universidade do Rio de Janeiro. A instituição a princípio apenas agregou a Escola Politécnica, a Faculdade Nacional de Direito, a Faculdade Nacional de Medicina, e posteriormente a Escola Nacional de Belas Artes e a Faculdade Nacional de Filosofia, visto que naquela época imperava o pensamento de que as universidades deveriam existir apenas para promover o ensino profissionalizante.

A estrutura da UFRJ só passou a se transformar a partir de 1937, quando recebeu o nome de Universidade do Brasil e recebeu institutos de pesquisa, equipe de professores disponíveis em tempo integral e firmação de convênios com agências financiadoras. Em 1965 a UFRJ recebeu o nome que tem até hoje e adquiriu independência financeira, disciplinar e didática.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é considerada a maior instituição federal de ensino superior do país, além de uma das melhores em ensino e pesquisa. Em 2012 um ranking elaborado pela Times Higher Education definiu a UFRJ como a melhor universidade federal do Brasil e a terceira melhor universidade do país.

Provas Vestibular UFRJ

A universidade fluminense oferece hoje cento e trinta e nove cursos de graduação das mais diversas áreas do conhecimento. As aulas acontecem em vinte e nove unidades acadêmicas, distribuídas por dois campi. A UFRJ também oferece diversos cursos de pós-graduação nas modalidades lato e stricto sensu.

Vestibular

O ingresso na UFRJ se dá exclusivamente através do Sisu, ou Sistema de Seleção Unificada, que seleciona os candidatos através da prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Além disso, 30% das vagas são reservadas para estudantes que tenham renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e que tenham cursado todo o ensino médio em colégios da rede pública de ensino.

Pré-matrícula e matrícula

Gabarito Vestibular UFRJ

Após a realização das provas do ENEM é divulgado o resultado, e os candidatos selecionados devem efetuar a pré-matrícula, que não garante a vaga na instituição. Entretanto, quem não realiza a pré-matrícula durante o período definido perde seu direito à vaga. A pré-matrícula deve ser feita pelo portal de Acesso à Graduação da universidade e o candidato que tiver sido aprovado em dois cursos só poderá realizar a pré-matrícula em um deles. Após a realização da pré-matrícula o candidato deve imprimir o comprovante, que deverá ser apresentado no dia da matrícula.

Vestibular UFRJ 2013

Na sequência o candidato deve confirmar sua matrícula nas datas e horários estabelecidos pela instituição de ensino e informados no ato da pré-matrícula. Neste dia o candidato deve apresentar documento de identidade, CPF, certificação do ensino médio, título de eleitor, certificado de reservista para candidatos do sexo masculino com dezoito anos de idade ou mais, comprovante de realização da pré-matrícula, cópia autenticada do histórico escolar do ensino médio e uma foto 3×4 recente.

Os documentos entregues pelos candidatos serão então analisados por uma comissão da universidade e os candidatos com informações em dia serão convocados. As vagas não ocupadas após as duas chamadas complementares serão preenchidas através de chamadas feitas pela Comissão Executiva dos Concursos de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ.

Universidade Federal do Rio de Janeiro Provas UFRJ

Pesquisar
Artigos Relacionados