Vestibular UFPR 2010 – Provas e resultado do Vestibular UFPR

links patrocinados

Vestibular UFPR 2010 - Provas e resultado do Vestibular UFPR

Vestibular UFPR 2010 – Provas e resultados do vestibular UFPR

Distribuídas em várias áreas da cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, e outros municípios aos arredores, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) possui 77 cursos de graduação, 124 pós-graduações, sendo 41 de mestrado e 26 de doutorado, em seu currículo. Desde o ano de 2004, a instituição aceitou utilizar o sistema de cotas na escolha dos candidatos em seus vestibulares. Assim, 20% das graduações são para estudantes pardos ou negros e outros 20% são para alunos de escolas públicas.

Sobre a UFPR

Reconhecida como uma das melhores instituições, tanto públicas quanto privadas, do Brasil, a universidade está dividida em quatro cidades: Curitiba, Palotina, Pontal do Paraná e Matinhos. Grande parte dos cursos concentra-se na capital do estado do Paraná, onde estão construídos dois campi, o central e o politécnico. As graduações mais conhecidas e com grandes índices de procura são Direito, Medicina, Design, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Geologia, Música, Odontologia e Arquitetura e Urbanismo. Já na cidade de Matinhos, os cursos mais caçados são o de Artes, Serviço Social e Gestão de Turismo. O campus em Palotina possui graduações mais tecnológicas, por isso seus principais cursos são de Tecnologia em Biotecnologia, Medicina Veterinária e Tecnologia em Biocombustíveis. Como Pontal do Paraná está localizado em uma praia do litoral paranaense, nada mais justo que sua principal graduação seja em Oceanografia.

História da instituição

Interrompida pelo Movimento Federalista em 1892, aUniversidade Federal do Paraná foi pensada pelo intelectivo paranaense José Francisco da Rocha Pombo. Apenas no ano de 1912, vinte anos após a fundação de sua pedra fundamental no Largo Ouvidor Pardinho, que a instituição foi efetivamente inaugurada. Foi devido ao reduzido número de homens da ciência e a perda de território para Santa Catarina na Guerra do Contestado, que o deputado Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo da Silva decidiram focar seus esforços na criação de uma universidade particular no Paraná. As primeiras graduações ofertadas pela UFPR foram de Engenharia, Odontologia, Bioquímica, Medicina e Cirurgia, Ciências Jurídicas e Sociais, e Comércio.

Apesar do desenvolvimento rápido, a instituição foi fechada no ano de 1920, devido a um decreto do Governo Federal, que não apoiava decisões estaduais independentes. Porém, para as graduações não pararem de funcionar, a UFPR foi desmembrada em várias faculdades. Durante longos anos aconteceram muitas lutas em prol da universidade, no entanto apenas 50 anos após seu ‘fechamento’ que ela voltou à todo vapor e como instituição pública.

Valores da UFPR

Devido aos seus anos de lutas e vitórias, a Universidade Federal do Paraná construiu alguns valores a serem levados pelos seus alunos e funcionários. O comprometimento com o desenvolvimento do conhecimento e a formação de profissionais capazes são uns dos princípios da instituição. Outros valores importantes e eficazes para o crescimento da UFPR são: preservação e transmissão da cultura brasileira, conjectura de políticas públicas, cultura de planejamento e exame crescente da vida universitária, gestão comunitária, transparente e dinâmica compromissada com melhores condições de vida e de trabalho, além de muitos outros princípios.

Sobre o vestibular UFPR 2010

Todos os anos, a UFPR promove seu vestibular para o ingresso de novos alunos nas graduações da instituição. A seleção do ano de 2010 não foi diferente. O período de inscrição foi entre os dias 24 de agosto e 30 de setembro de 2009, sendo que as provas da primeira e da segunda fase estavam marcadas para os dias 29 de novembro de 2009 e 12 e 13 de dezembro de 2009, respectivamente. Com em todos os anos de vestibulares, a relação candidato/vaga mais alta era no curso de Medicina, com 34,23 estudantes por vaga. O resultado do vestibular 2010 saiu no dia 22 de fevereiro de 2010 e ainda teve mais onze chamadas durante o ano.

Fotos

Confira Fotos sobre Vestibular UFPR 2010 – Provas e resultado do Vestibular UFPR: Sobre Vestibular UFPR 2010 - Provas e resultado do Vestibular UFPR Local de provas Vestibular UFPR 2010 - Provas e resultado do Vestibular UFPR Resultado Vestibular UFPR 2010 Locais de prova Vestibular UFPR 2010 - Provas e resultado do Vestibular UFPR

Pesquisar
Artigos Relacionados