Vestibular UFMG 2012 – Provas e resultado do Vestibular UFMG

links patrocinados

Vestibular UFMG 2012 - Provas e resultado do Vestibular UFMG

Vestibular UFMG 2012 – Provas e resultado do Vestibular UFMG

Sobre o UFMG 2012

A UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, é uma instituição de ensino superior pública e gratuita do Brasil. Ela fica na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. É considerada como uma das melhores universidades públicas do país, oferecendo programas e projetos de ensino, tanto em níveis de graduação quanto de pós-graduação.

A Universidade Federal de Minas Gerais é a maior instituição de ensino do estado mineiro. Ele conta com os campi de Belo Horizonte, que é a sede da instituição, além ainda dos campi de Monte Claros e Tiradentes.

Ela oferece ainda Escola Fundamental, Colégio Técnico, Núcleo de Ciências Agrárias e Teatro Universitário, todos com cursos de educação básica e profissional de nível médio. De acordo com o MEC, Ministério da Educação, a Universidade Federal de Minas Gerais é uma das instituições públicas do governo federal que mais recebem verbas. Consequência disso está no fato da instituição mineira ser uma das que mais produzem conhecimento, dentro dos cursos e programas de ensino, pesquisa e extensão.

Instituição que mais requereu patentes ao INPI

Ela também é considerada como um dos maiores núcleos de inovação do Brasil. Só no ano de 2010, a Universidade Federal de Minas Gerais foi a instituição brasileira que mais requereu patentes, de acordo com o INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, totalizando um número de trezentos e cinquenta patentes só no território brasileiro, e cento e dez no mundo a fora.

Fundação da Universidade Federal de Minas Gerais

A Universidade Federal de Minas Gerais foi fundada no ano de 1927, no dia 7 de setembro. Hoje ela conta com mais de quatro mil funcionários e mais de dois mil compondo o corpo docente da instituição. Só no ano de 2009, ela recebeu do Governo Federal R$ 1.112.861.128,00.

Vestibular 2012 da Universidade Federal de Minas Gerais

O vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais para ingresso do ano letivo de 2012 já tem datas. Aos interessados que visam ingressar em uma das instituições mais prestigiadas do Brasil, basta acessar o site da mesma, e procurar pelo edital de Vestibular 2012. Lá conterá as datas para inscrição, bem como os dias de provas, horários, e demais informações pertinentes.

 

UFMG Copeve 2011

UFMG Copeve 2011

Sobre a UFMG Copeve 2011

As provas que fazem parte dos concursos públicos não são construídas por qualquer pessoa. Para montar um teste seletivo é preciso competência e seriedade, pois qualquer problema com a sua estrutura pode anular todo o processo seletivo. Desse modo, cada instituição de ensino público tem a sua própria estrutura responsável por organizar os vestibulares.

Copeve

Na Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, a responsável pelo seu vestibular é a Copeve – Comissão Permanente do Vestibular. Assim, qualquer problema, ou qualquer prestígio, se deve diretamente ao trabalho que a instituição presta ao ensino público. Desse modo, os funcionários desse segmento são exclusivos da produção do vestibular.

A necessidade da atuação da Copeve na UFMG se deu como uma consequência da iniciativa tomada em 1970. Nesse ano, por determinação do Governo Federal, a instituição teve que adotar a prova do vestibular como processo único. Porém, naquela época era uma comissão técnica que se responsabilizava pela formulação da prova.

Com o passar dos anos, em 1988 percebeu-se a necessidade da criação da Copeve. Assim, nesse momento a responsabilidade passou para a Comissão, que tomou como funções a determinação e execução de todas e quaisquer tarefas referentes à realização do vestibular dentro da UFMG.

Importância do órgão

Para dar respaldo à sua atuação perante a seriedade do trabalho que envolve a produção de uma prova de vestibular, a Copeve ressalta como a sua equipe envolve cerca de 10 mil pessoas. Nestas, a instituição inclui professores, funcionário e estudantes da instituição de ensino. Afinal, cada um colabora a partir do momento em que participa de sugestões, aplicação das provas ou fiscalização dos procedimentos.

As atribuições dadas à Copeve vão do início ao fim do processo do vestibular. Desde a determinação da isenção da taxa de inscrição, passando por permitir a inscrição dos candidatos interessados na prova de 2011, liberação dos locais onde cada candidato foi colocado para realizar as provas, diagramação e impressão das provas, entre diversos outros detalhes que fazem parte do evento.

Assim, aqueles alunos que participarem do vestibular da UFMG em 2011 deve lembrar que quem permite que aquilo aconteça é a Copeve. Sem a instituição, nada seria possível, ou não teria a qualidade que é oferecida hoje.

Pesquisar
Artigos Relacionados