Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado

links patrocinados

O SISU é um sistema que chegou para melhorar o processo seletivo dentro das escolas superiores de nosso país. Confira como ficou a mudança no Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado.

O novo vestibular adotado pela UFF

UFF é a Universidade Federal Fluminense
SISU é o Sistema de Seleção Unificado

Muitas pessoas podem estar interessadas em saber mais sobre o Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado, que trata do processo seletivo para conseguir vagas na Universidade Federal Fluminense, uma das mais concorridas em todo o estado do Rio de Janeiro. Entretanto, a sua seleção não é mais feita da forma convencional desde do ano de 2009, quando a mesma instituição resolveu fazer parte do SISU – Sistema de Seleção Unificada.

Se trata de um sistema desenvolvido pelo Governo Federal para oferecer vagas por meio da nota do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, ou seja, a classificação final do Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado é feita de forma exclusiva com a pontuação retirada pelo candidato nesse exame.

Sobre o SISU no Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado

Tratando-se de uma espécie de Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado, já que conta com um teste de proficiência e também uma seleção conforme os pontos, o SISU é o novo procedimento adotado. Muitas outras instituições de ensino superior públicas, na maioria federais mas com algumas estaduais, também aderiram a esse tipo de seleção que acaba sendo até mais vantajosa para o candidato.

O que acontece é que pessoas que moram em outros estados do país, por exemplo, não precisam mais sair de suas casas para fazer o Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado. Como o ENEM é uma prova aplicada em todo o país, será preciso que cada pessoa faça o teste, veja a sua pontuação e, de dentro da sua casa, coloque a sua nota no sistema.

Muitas universidades federais e estaduais aderiram ao SISU

Sobre a matrícula no Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado

O SISU fica aberto durante 5 dias, sendo que o candidato pode mudar de curso ou instituição nesse tempo quantas vezes quiser. Ao final, aqueles que forem aprovados nessa modalidade de Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado podem se dirigir até a data marcada na universidade para realizar as suas matrículas.

O SISU fica no ar durante 5 dias

Sobre o pré-vestibular popular

Apesar do que foi dito sobre o SISU fazer parte do novo Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado, ainda existem o pré-vestibular dentro da Universidade Federal Fluminense. Se trata de um projeto focado somente nos candidato que acabaram de concluir o terceiro ano do Ensino Médio em qualquer escola pública ou ainda que foi bolsista integral em alguma escola de natureza particular.

São duas fases que dão mais chances aos candidatos de conseguirem a tão sonhada vaga pelo Vestibular UFF 2015: Provas, Gabarito, Datas e Resultado. Eles passam por 30 questões objetivas de algumas matérias aprendidas durante os anos escolares e depois passam por uma entrevista. Os aprovados podem realizar a sua matrícula logo depois.

Durante o tempo que o SISU fica aberto, o candidato pode mudar de curso quantas vezes quiser

Vestibular UFF 2014 – Provas e resultado do Vestibular UFF

A UFF (sigla para Universidade Federal Fluminense) é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do Rio de Janeiro. Criada em dezembro de 1960, a UFF tem, atualmente, mais de 50 mil estudantes. Quase quarenta mil deles estão em cursos de graduação, enquanto o restante se concentra em programas de especialização, mestrado e doutorado.

De acordo com o ranking da Webometrics, a UFF está, atualmente, entre as quinze melhores universidades da América Latina. No Rio de Janeiro, a mesma pesquisa colocou a UFF à frente de outras grandes instituições, como UFRRJ, Unirio e UERJ.

História da UFF

Vestibular UFF 2014 - Provas e resultado do Vestibular UFF Vestibular UFF 2014 - Provas e resultado do Vestibular UFF - saiba mais

Inicialmente, a UFF era conhecida como UFERJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Sua origem se deu a partir da junção administrativa de cinco faculdades que já existiam na cidade de Niterói, oferecendo os cursos de Enfermagem, Serviço Social, Engenharia, Veterinária, Farmácia, Odontologia, Medicina e Direito. Em 1965, a instituição passou a se chamar Universidade Federal Fluminense, nome pelo qual é conhecida até os dias atuais.

Ao longo das décadas, a UFF foi desenvolvendo novos cursos de graduação. Atualmente, a instituição oferece mais de cinquenta opções para seus candidatos. Na página oficial da instituição é possível acessar a lista completa de cursos, com detalhes sobre cada um deles.

Vestibular UFF 2014 - Provas e resultado

Processo seletivo da UFF em 2014

Nos últimos anos, a UFF extinguiu o vestibular tradicional, preenchendo suas vagas de Ensino Superior integralmente pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Portanto, o único critério para admissão nos cursos da instituição é a nota obtida na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Caso você não esteja familiarizado com o Sisu, o sistema opera da seguinte maneira: ao realizar a inscrição, o candidato pode optar por dois cursos de graduação. Cada curso possui uma nota de corte estimada, que apresenta alguma variação ao longo dos dias. Durante o período de inscrições, os candidatos precisam ter uma nota superior no Enem àquela estipulada como nota de corte.

Se isso acontecer, o estudante terá sua nota comparada à de outros candidatos e, caso fique em uma posição que o enquadre dentro do número de vagas oferecidas, será convocado em primeira chamada. Caso contrário, o candidato ficará em uma lista de espera, cujas vagas serão liberadas se houver desistências.

Vestibular UFF 2014 - Provas

Calendário

Até o momento, a UFF não divulgou as datas para convocação dos candidatos em 2014. As provas do Enem acontecem na última semana de outubro de 2013 e, a partir daí, ainda será necessário aguardar a divulgação dos resultados para que os alunos possam saber se superaram a nota de corte do curso pretendido.

Vestibular UFF

Saiba mais

Na plataforma Sisutec, onde os estudantes podem acompanhar a situação dos cursos em todo o país, é possível verificar a nota de corte do curso que você deseja se inscrever. Ou seja, embora não haja ainda uma nota oficial do Enem, é possível ter uma ótima noção de suas probabilidades ao comparar o gabarito provisório do exame com as notas de corte oferecidas pela UFF.

Pesquisar
Artigos Relacionados