Vestibular UFC 2010 – Provas e Resultado do Vestibular UFC

links patrocinados

Vestibular UFC 2010 - Provas e Resultado do Vestibular UFC

Vestibular UFC 2010 – Provas e Resultado Vestibular UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é uma instituição pública fundada no ano de 1954 em Fortaleza, capital do estado. Conta com mais de vinte mil alunos de graduação e, apesar de ser uma universidade relativamente nova quando se compara com outras como a do Amazonas, fundada em 1909, já conseguiu estabelecer um renome e ser referência em diferentes formações profissionais no Ceará. Em 2007, contava com pouco mais que mil e setecentos docentes e isso afeta diretamente a qualidade do ensino, no sentido de contar com professores de dedicação exclusiva para melhorar e investir em projetos realizados pela instituição.

Embora a ideia de implementar uma universidade pública no estado do Ceará seja de longa data, o início das ações se deram no ano de 1949, pelo intelectual que viria a ser o primeiro reitor da instituição, Antônio Martins Filho. Assim como na maioria das universidades, o começo dos investimentos foram feitos através de escolas independentes, que aos poucos se juntaram e formaram a UFC, como é o caso da Escola de Medicina, a Escola de Direito, a Escola de Agronomia e a Faculdade de Farmácia e Odonotologia.

Além de três campi em Fortaleza (mais especificamente denominados de Benfica, Pici e Porangabussu), a UFC também está presente em cidades do interior, como é o caso de Barbalha, Juazeiro do Norte, Crato, Fazenda Raposa, entre outros. É comum realizar a expansão da universidade para cidades do interior, ainda que com um número menor de cursos, pois resulta numa maior capacitação e qualidade de mão de obra, bem como oportunidade igualitária de ensino superior, visto que nem todo mundo possui condições de se mudar ou fazer o transporte diário para a capital.

Mais informações

Os cursos oferecidos nos campi em Fortaleza incluem: Biblioteconomia, Ciências Sociais ,História, Letras (Português, Italiano, Alemão, Inglês, Espanhol e Francês), Estatística, Psicologia, Física, Direito, Geografia, Administração, Geologia, Contábeis, Matemática, Economia, Química, Secretariado Executivo, Design de Moda, Engenharia Ambiental, Pedagogia, Engenharia Civil, Finanças, Gastronomia, Design, Arquitetura, Engenharia da Pesca, Agronomia, Biotecnologia, Engenharia Doméstica, Cinema, Zootecnia, Engenharia de Software, Filosofia, Engenharia de Alimentos, Música, Farmácia, Engenharia de Petróleo, Publicidade e Propaganda, Odontologia, Jornalismo, Engenharia Elétrica, Enfermagem, Educação Física, Engenharia Química, Fisioterapia, Teatro, Medicina, Oceanografia, Ciências Ambientais, entre outros.

Além desses cursos, é possível destacar também o Laboratório de Ciências do Mar (chamado Labomar pelos alunos), que é utilizado principalmente pelos alunos da área de Biológicas, como Oceanografia e Biologia. Apesar de ter anos de tradição, tendo sido fundado no ano de 1968, atualmente realiza parceria com universidades de outros países, conta com estrutura para mais de duzentos animais, além de fazer palestras, eventos e afins para a comunidade escolar sobre a fauna e a flora marítima.

Esses programas implementados servem como forma de colocar os alunos em interação com a comunidade em diferentes eventos, além de ser uma forma prática de utilizar seus conhecimentos. Para mais informações sobre toda a estrutura da UFC, recomenda-se entrar na página oficial da instituição, onde também há detalhes sobre o processo seletivo e vestibular, além de bolsas e cotas oferecidas.

Fotos

UFC UFC
Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará
Vestibular UFCVestibular UFC

Pesquisar
Artigos Relacionados