Vestibular UERJ 2011 – resultado e provas do vestibular UERJ

links patrocinados

Vestibular UERJ 2011 - resultado e provas do vestibular UERJ

Vestibular UERJ – Resultado e provas

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, ou simplesmente UERJ, foi fundada em dezembro de 1950 com o nome de Universidade do Distrito Federal. A partir de 1958, a instituição teve seu nome trocado para Universidade do Rio de Janeiro e em 1961, depois que o Distrito Federal foi transferido para a cidade recém-fundada Brasília, a universidade recebeu o nome de Universidade do Estado da Guanabara. Foi só em 1975 que a instituição de ensino foi batizada de UERJ.

História UERJ

Quando nasceu, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro incorporou a Faculdade de Ciências Econômicas, Faculdade de Direito, Faculdade de Filosofia do Instituto Lafayette e Faculdade de Ciências Médicas. Alguns anos depois, para atender aos anseios de estudantes e também da comunidade, a UERJ fundou, entre outros órgãos, o Instituto de Aplicação e a Editora UERJ.

A UERJ oferece atualmente 32 cursos de graduação, que são ministrados em 30 unidades acadêmicas, localizadas no Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Resende, Duque de Caxias e São Gonçalo. A instituição conta também com cerca de 100 cursos de pós-graduação lato sensu e 51 programas de pós-graduação stricto sensu, que compreendem 42 cursos de mestrado, 23 cursos de doutorado e 2 cursos de mestrado profissional.

Além dos alunos, professores e funcionários, quem também é beneficiada pela UERJ é a comunidade do estado, sendo que a universidade possui uma extensa estrutura de assistência à saúde, englobando hospitais e clínicas que oferecem serviço de alta qualidade, com profissionais extremamente capacitados.

Vestibular estadual

Quem pretende ingressar na UERJ deve realizar as provas do vestibular estadual, que seleciona estudantes para os cursos oferecidos na UERJ, UEZO e Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II. O processo seletivo é composto por duas fases: exame qualificatório e exame discursivo.

O exame de qualificação corresponde à primeira fase do vestibular. O exame conta com perguntas de múltipla escolha divididas entre três partes, entre elas ciências da natureza, matemática e suas tecnologias linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

É apenas na segunda fase, em que é aplicado o exame discursivo, que os estudantes poderão escolher o curso e a instituição em que pretendem estudar. A avaliação é composta por uma prova de Língua Portuguesa Instrumental com redação e duas provas específicas cujos conteúdos variam de acordo com a área escolhida pelo candidato.

Resultados e matrícula

No dia 21 de dezembro de 2012 serão divulgadas as notas do vestibular. Os candidatos têm até o dia 27 para apresentarem pedido de revisão das notas, enquanto que a UERJ estabelece o dia 17 de janeiro como prazo final para divulgação das notas de revisão. No dia seguinte, no site da instituição, serão divulgados os nomes dos candidatos aprovados e os locais em que os alunos deverão fazer suas pré-matrículas.

Entre os dias 22 e 24 de janeiro acontecerá a pré-matrícula. Nestes dias os candidatos devem se dirigir a um dos locais especificados no site portando certificado de conclusão do ensino médio original e fotocópia, documento de identidade original e fotocópia, título de eleitor original e fotocópia, documento que comprove a quitação com as obrigações militares no caso de candidatos homens e maiores de 18 anos, CPF original e fotocópia, certidão de nascimento original e fotocópia e histórico escolar original e fotocópia.

Em 1º de fevereiro será divulgado o resultado dos candidatos aprovados na etapa de pré-matrícula e no dia 4 serão divulgados os locais para realização da matrícula.

Fotos

Confira Fotos sobre Vestibular UERJ 2011 – resultado e provas do vestibular UERJ: Resultado Vestibular UERJ 2011 Provas Vestibular UERJ 2011 Gabarito Vestibular UERJ 2011 Dia das provas Vestibular UERJ 2011

Pesquisar
Artigos Relacionados