Vestibular Furg 2013 – provas e resultado

links patrocinados

Vestibular Furg 2013 - provas e resultado

Vestibular Furg 2013 – provas e resultado

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) surgiu da carência de escolas a nível superior no Estado e a alta evasão escolar era preocupante, já aqueles que conseguiam terminar seus estudos raramente voltavam. Um movimento cultural surgiu porque havia muitos profissionais na área de Engenharia no e queriam uma Escola de Engenharia do Rio Grande que se manteria funcionando de acordo com os moldes do Ministério da Educação e Cultura.

“Fundação Cidade do Rio Grande”, criada no dia 8 de julho de 1953 e deu origem à Universidade do Rio Grande em 20 de agosto de 1969. Os cursos que mais se destacam na FURG são os que têm ligação com o Museu Oceanográfico como Oceania e Ciências Biológicas.

Museu Oceanográfico

O Museu Oceanográfico também é localizado na cidade de Rio Grande e foi inaugurado no dia 8 de setembro de 1953. No Museu funcionam quatro laboratórios: Malacologia, Mamíferos Marinhos, Ornitologia e Paleontologia. É aberto diariamente para visitação pública e possui muitos painéis, maquetes e materiais que retratam o ecossistema marinho e o meio ambiente.

Os objetivos gerais do museu são: atender jovens entre 14 e 17 anos que não possuem renda familiar estável ou estejam marginalizados, levar os jovens a participar de projetos de prevenção e intervenção dos ecossistemas costeiros, profissionalizarem jovens para o mercado de trabalho, contribuir para o desenvolvimento pessoal e social.

Lei de cotas 2012 FURG

Conforme a lei publicada no Diário da União a Universidade Federal do Rio Grande terá que modificar as cotas aplicadas no vestibular. Agora é necessário as Universidades apresentarem a cota de 12,5% das vagas para estudantes de escola pública. Porém o decreto dá às Universidades o prazo de 4 anos para contarem com 50% das vagas para cotistas de escola pública e estudantes autodeclarados negros, indígenas ou pardos. A FURG alega que no último vestibular 69% dos alunos aprovados são oriundos de escola pública, porém não há um percentual reservado para cotistas então deverá se adequar às regras impostas neste ano.

Greve das universidades federais

No primeiro semestre grande parte das Universidades federais aderiram a greve e paralisaram por mais de quatro meses. A Universidade Federal do Rio Grande também aderiu e retornou as aulas retornaram no final de setembro, porém nada afetou o processo de vestibular porque a Universidade faz uso do Sistema de Seleção Unificado (SISU) para classificar os novos estudantes.

Processo seletivo FURG 2013

Para se cadastrar no SISU em busca de uma vaga nas universidades públicas é necessário ter realizado as provas do ENEM. Estas que foram realizadas em 3 e 4 de novembro. A FURG aderiu ao SISU a partir de 2012 e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizada em 100% da nota obtida para classificar os estudantes. O SISU é realizado duas vezes por ano, mas as datas para inscrição do processo seletivo de 2013 ainda não foram divulgadas. Acredita-se que até a segunda quinzena de dezembro as mesmas já estejam disponíveis. Caso o candidato não consiga uma vaga na primeira chamada, são realizadas chamadas seqüenciais até serem preenchidas as vagas.

Fotos

Confira Fotos sobre Vestibular Furg 2013 – provas e resultado:

Datas Vestibular Furg 2013 Provas Vestibular Furg 2013 Resultado Vestibular Furg 2013 Gabarito Vestibular Furg 2013 - provas e resultado

Pesquisar
Artigos Relacionados