Ventilador de teto: locais para comprar e como instalar

links patrocinados

Ventilador de teto: onde comprar e como instalar

Chega o verão, chega o calor

O verão é a estação do ano mais quente no Brasil inteiro. Com a chegada do verão, o calor se torna insuportável em algumas localidades e é necessário se refrescar. Cada pessoa escolhe uma forma diferente para se refrescar, porém algumas formas são mais caras e outras mais baratas.

O ventilador de teto é uma ótima alternativa ao uso do ar condicionado, que é mais caro e consome muito mais energia elétrica. Ou seja, além de economizar seu dinheiro, você ajuda a humanidade a economizar energia elétrica, poupando as usinas e os reservatórios de água que movem as turbinas destas usinas.

Ventilador de teto: onde comprar

Ventilador de teto: onde comprar e como instalar Conheça os ventilador de teto: onde comprar e como instalar

Maior parte das lojas de bricolagem e materiais de construção vende os ventiladores de teto. São vários formatos, para vários gostos e vários tipos de cômodos. É importante saber onde comprar ventilador de teto para poder economizar na compra. Além disso, é preciso saber o tamanho do cômodo a ser ventilado.

Sabendo isso, o próximo passo é comprar o ventilador de teto e ir para casa para instalá-lo. Se você vai optar por instalá-lo você mesmo, será necessário comprar alguns itens, caso você não os tenha em casa: fios elétricos, alicates de cortar e descascar fios, chave de fenda, fita isolante, entre outros. Ou, se não quiser ter o trabalho, poderá chamar algum especialista.

Ventilador de teto: onde comprar

Como instalar o ventilador de teto

Se você optou por instalar o ventilador de teto por conta, terá que desligar a chave geral da eletricidade de sua casa. Em seguida meça a distância do local onde o ventilador ficará até o disjuntor e corte os fios com os tamanhos correspondentes. São necessários cinco fios:, dois para a lâmpada, dois para o motor e um fio terra. Caso seu ventilador não possua espaço para iluminação, desconsidere estes dois fios de lâmpada.

O ventilador vem desmontado. É preciso montá-lo antes de fazer a instalação no teto. Siga as instruções do manual para montar o ventilador. Em seguida instale a base do ventilador no teto e depois ligue os fios aos seus respectivos lugares. Por último, encaixe e parafuse o corpo do ventilador na base. O disjuntor deve ser substituído pelo controle do ventilador. Esta é a ultima parte da instalação.

Ventilador de teto: como instalar

Cuidados ao instalar o ventilador de teto

Existem dois cuidados principais que devem ser tomados antes da instalação do ventilador de teto: o primeiro é a energia elétrica. Como você estará mexendo com a fiação elétrica da casa, é necessário se prevenir e desligar tudo. Por isso, nada de instalar o ventilador à noite.

O segundo cuidado é quanto ao peso e as distâncias do ventilador da parede, do chão e do teto. Primeiro, é preciso verificar o peso do ventilador, que geralmente é de 25 quilos. Verifique se seu teto possui suporte para este peso. Além disso, o ventilador deve ficar a pelo menos dois metros e trinta centímetros de altura e a meio metro das paredes. É importante que as pás do ventilador não fiquem muito próximas do teto para não dar problema.

Ventilador de teto: onde comprar e como instalar - saiba mais

Tchau calor

Depois do ventilador de teto instalado, é só aproveitar a brisa e o frescor que será gerado pelo aparelho. É um investimento necessário e muito abaixo do que costumamos fazer quando compramos ar condicionado.

Pesquisar
Artigos Relacionados