Venezuela no Mercosul

Venezuela no Mercosul

Venezuela no Mercosul

A Venezuela é um país tropical situado a na América do Sul, oficialmente chamado de República Bolivariana da Venezuela, o país conquistou sua independencia dos colonizadores espanhóis em 1821, agregando ainda assim, algumas ilhas ao redor de seu território na costa do oceano pacífico e até mesmo fora de suas fronteiras continentais. Sua área territorial é de 916.445 km² e sua população estimada em 26.414.816 milhões de habitantes, tento como capital a cidade de Caracas.

O Mercosul

O Mercado Comum do Sul, mais conhecido como Mercosul, é uma união aduaneira de representações econômicas e políticas representado por quatro países de controle majoritários e voz ativa na representação dos interesses do bloco. São eles, o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Em 2012, devidos a conflitos políticos envolvendo a troca de poderes na presidencia da república no Paraguai, o país foi suspenso temporariamente, sendo assim, impedido de tomar decisões com os outros países representantes. As discursões sobre a formação de uma aliança comercial entre os Estados da América do Sul começaram em 1960 com o estabelecimento da Associação Latino-Americana do Livre Comércio (ALALC), essa organização foi substituida no ano de 1980 pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI). Na época, apenas Brasil e Argentina avançaram para acordos comerciais que favorecessem os dois países, mas deixando um acordo firmado em 1988 sobre a criação definitiva de um bloco comun no sul que representasse os interesses comerciais de outros países da América Latina.

Venezuela e conflitos políticos

Desde que Hugo Chávez, atual presidente da República Bolivariana da Venezuela, assumiu o poder em 1999, o país encontra dificuldades de relacionamento com outros países capitalistas, inclusive com desafetos declarados com os Estados Unidos da América e outros países de primeiro mundo da Europa. Essa situação agrava as relações também dentro do bloco do Mercosul, já que países como Brasil e Argentina, líderes do bloco, mantém relações estreitas econômicas e políticas com o países europeus e Estados Unidos.

Problemas para Venezuela no Mercosul

O maior problema surgiu quando Hugo Cháves manifestou apoio ao presidente russo Vladimir Putin e ao iraniano Mahmud Ahmnejad, ambos adversários políticos de outros países do mundo econômico e Estados Unidos. O agravante da situação é o fato do governo venezuelano apoiar o enriquecimento nuclear por parte do Irã, algo totalmente repudiado pelas Organizações Unidas e conselhos de segurança internacionais. A Venezuela nesse período formou alianças com países como Cuba, Equador, Russia, Irã e demais países do Oriente Médio e América Latina. Com isso, um dos países com poder veto à integração da Venezuela ao Mercosul, o Paraguai, deixou claro a intenção de não autorizar o ingresso do país de Hugo Chávez ao bloco. Mas com a suspensão do país até a estabilização política interna, a Venezuela, apesar de problemas com outros países, foi autorizada a entrar no bloco pelos outros países.

Futuro da Venezuela no Mercosul

Ainda é incerto para alguns cientístas políticos e diplomatas o benefício que a Venezuela poderá trazer ao bloco do Mercosul. Apesar de ser um dos grandes exportadores de petróleo do mundo, o país enfrenta problemas internos que tendem a piorar se não houver uma abertura mais significativa para outros países e blocos comerciais com o decorrer dos anos. As intrigas políticas do presidente Hugo Chávez, principalmente com países como os Estados Unidos também não é bem visto por estudiosos políticos que analisaram a entrada no país no bloco. Contudo, espara-se que o benefício supere as desconfianças e que a América Latina seja beneficiada de alianças que fortaleçam as economias locais.

Fotos

Confira Fotos sobre Venezuela no Mercosul: Mapa Venezuela no Mercosul Entrada da Venezuela no Mercosul Hugo Chávez Venezuela no Mercosul Mercosul - entrada da Venezuela

GD Star Rating
loading...
Venezuela no Mercosul, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados