Vacinas que Todo Adulto Precisa Tomar

links patrocinados

Vacinas que Todo Adulto Precisa Tomar

Em todas as fases da nossa vida ficamos suscetíveis a diversos tipos de infecções causadas por bactérias e vírus, que quando não são tratados de forma adequada, acabam causando transtornos para a nossa saúde. As doenças crônicas que se manifestam durante a vida adulta indicam que algo está errado com a saúde e que é importante que o indivíduo se vacine. Confira aqui algumas vacinas que os adultos precisam tomar e que são muito importante que estejam presentes na sua carteira de vacinação.

Vacina para difteria e tétano – dupla tipo adulto

Vacinas que Todo Adulto Precisa Tomar Conheça as Vacinas que Todo Adulto Precisa Tomar

Uma vacina que todo adulto precisa tomar é a dupla tipo adulto para tétano e difteria. Isso porque a difteria é causada por bactérias que afetam o sistema respiratório, causam dores de cabeça e febre. Em casos mais graves e sérios da doença, ela pode evoluir para uma inflamação no coração. Já a bactéria que causa o tétano acaba causando espasmos involuntários e compromete os músculos. Por isso, se a doença não for tratada de forma precoce e de maneira correta, pode acontecer uma parada cardiorrespiratória por causa especialmente do comprometimento do diafragma.

Saiba as Vacinas que Todo Adulto Precisa Tomar

Confira mais

Uma das formas mais comuns de contágio do tétano é machucar o pé com prego ou agulhas enferrujadas. São duas etapas da vacinação contra difteria e tétano. A primeira é feita em três doses na infância, com intervalo de dois meses entre as aplicações. A segunda etapa da vacina deve ocorrer a cada dez anos, para que a imunidade continue eficaz. Por isso, verifique agora mesmo a sua carteira de vacinação e caso não tenha tomado essa vacina corra para o posto de saúde mais próximo da sua casa.

Vacinas que Todo Adulto Precisa Tomar - saiba mais

Vacina Tríplice viral – Caxumba, sarampo e rubéola

O sarampo é uma doença caracterizada principalmente pelo aparecimento de manchas vermelhas no corpo. O contágio acontece através da via respiratória. Por isso, apesar da baixa taxa de mortalidade, é importante que os adultos sejam imunizados para proteger as crianças com quem convivem da doença. A rubéola é uma doença caracteriza pelo aparecimento de manchas avermelhadas na pele e pelo aumento dos gânglios e é muito perigosa para mulheres gestantes, já que o vírus pode acabar prejudicando a formação do bebê. Já a caxumba, é mais comum em crianças e é muito conhecida por deixar o pescoço inchado. Mas apesar disso, a doença apresenta casos bem mais graves nos adultos, podendo assim causar encefalite, inflamação nos ovários ou nos testículos, meningite e surdez. Por isso, se você nasceu depois do ano de 1960 e se não tiver recebido as duas doses recomendadas pelo Ministério da Saúde, é importante que tome a vacina tríplice viral. Também é importante que mulheres que não foram imunizadas, que pretendem ter filhos ou que nunca tiveram rubéola sejam vacinadas um mês antes de engravidar.

Confira as Vacinas que Todo Adulto Precisa Tomar

Vacina contra a hepatite B

Até completar 24 anos, qualquer pessoa pode tomar a vacina contra a hepatite B de forma gratuita em qualquer posto de saúde. A vacina também é de graça quando o adulto faz parte de algum grupo de risco. Vale ressaltar que tomar a vacina contra a hepatite B é importante porque a doença em geral não costuma apresentar sintomas, mas ela pode causar até mesmo câncer no fígado.

Pesquisar
Artigos Relacionados