Vacina BCG

links patrocinados

Vacina BCG

Vacina BCG

Uma série de exames e cuidados deve ser tomada em clínicas e hospitais neonatais para o desenvolvimento adequado dos primeiros meses de vida de um bebê e para prevenções de doenças futuras, em sua maioria de fonte genética. Essas precauções são tomadas tanto em instituições públicos, quando em instituições privadas no Brasil, para garantir um futuro saudável para os pequenos. Ao nascerem os bebês devem tomar uma das vacinas consideradas essenciais para sua saúde, a Bacilo Calmette-Guérin, popularmente chamada de vacina BCG, é aquela que fica geralmente uma marquinha no braço que acompanha a pessoa na vida adulta e que previne a ocorrência de tuberculose. É sobre esse assunto que o artigo irá tratar, acompanhe.

Aplicação da Vacina BCG

Idade Vacina BCG

A vacina BCG deve ser aplicada de preferência no primeiro mês de vida do recém nascido ou até a criança completar quatro anos de idade, sendo que a aplicação na fase adulta é descartada. Essa vacina BCG é usada como forma de prevenção da doença tuberculose nas formas graves, como a menígea e a miliar, em crianças. Além disso, a vacina BCG deve ser aplicada em crianças que sejam HIV positivas, o mais cedo possível. A aplicação do líquido (com cerca de 0,1 ml) deve ser intradérmica, isto é, na pele, com preferência ao braço direito. Se for aplicada em uma criança recém nascida, o peso mínimo exigido para a aplicação é de dois quilos e deverá administrada em uma única dose. A Organização Mundial da Saúde aconselha que a vacina BCG não seja reaplicada.

Dados históricos da vacina BCG

Vacina BCG no Brasil

A descoberta da vacina BCG ocorreu em 1921 por dois cientistas da França, Camille Guérin e Albert Calmette, que realizavam pesquisas e experimentos com bebês recém nascidos em um hospital daquele país. No Brasil, que apresentou a vacina Bacilo Calmette-Guérin foi Arlindo Assis, um professor, juntamente com Almir Madeira, um médico da área da pediatria. Os dois atuavam na frente contra a tuberculose no Brasil e em 1927 vacinam pela primeira vez uma criança. Assim, em 1943 inicia-se no Brasil a grande Campanha Nacional de Tuberculose.

Sintomas da Tuberculose

Vacina BCG 2013

A tuberculose é uma doença tão séria e grave que existe desde os primórdios dos tempos, por volta de três mil anos antes de Cristo já havia a doença, que pode ser comprovada por meio de análises em esqueletos mumificados. A tuberculose é uma patologia infecciosa, causada por uma bactéria, por isso a vacina BCG é muito importante. Ela pode ser transmitida por saliva, na tosse, fala e espirro, por exemplo. Os sintomas são calafrios, suor, febre, tosse forte, dor no peito (podendo até escarrar sangue).

Tuberculose: tratamento

O Brasil está no 16º lugar no ranking dos países que mais são atingidos pela tuberculose, por isso prevenção e tratamento devem ser seguidos à risca quando recomendados por especialistas e profissionais da saúde. A base do tratamento é feita com o uso de antibióticos e pode durar por dois trimestres. É importante que o tratamento não seja interrompido, pois se não o organismo não elimina todas as bactérias causadoras da doença.

Composicao Vacina BCG BCG Vacina

Pesquisar
Artigos Relacionados