UFRJ: cursos menos concorridos

links patrocinados

UFRJ: cursos menos concorridos

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é simplesmente a maior universidade brasileira. Reconhecida por sua excelência em ensino, pesquisa e extensão, a UFRJ existe como universidade desde 1920. Antes, sua estrutura abrigava a Real Academia, fundada em 1792. Grande parte de sua estrutura está localizada na cidade do Rio de Janeiro. Contudo, há também unidades em Macaé, Duque de Caxias, Xerém e outras cidades do estado.

História da UFRJ

UFRJ: cursos menos concorridos UFRJ

UFRJ tem origem de se mistura à própria história brasileira. A Faculdade Nacional de Medicina, por exemplo, foi uma das instituições incorporadas à UFRJ em 1920. A Faculdade Nacional de Medicina foi criada por Dom João VI, em 1808. Outras instituições que ajudaram a dar origem à UFRJ foram a Faculdade Nacional de Direito, de 1891, a Escola Politécnica, de 1892, e a Escola Nacional de Belas Artes, criada em 1816.
A unificação de diversas escolas superiores na UFRJ atendeu a um antigo desejo da intelectualidade brasileira, que buscava a criação de uma universidade deste porte desde o período do Brasil colônia.

Cursos menos concorridos

A UFRJ atualmente

Hoje, a UFRJ possui nada menos do que 157 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento. Os cursos são divididos em três grandes áreas: Humanidades, Ciências Exatas e Biociências. Além destes cursos, a instituição também oferece um extenso programa de pós-graduação, que engloba mais de 500 cursos. Destes, 326 são de especialização, enquanto 182 são de mestrado ou doutorado.

Confira os cursos mais concorridos na UFRJ

Processo seletivo

Atualmente, a UFRJ utiliza exclusivamente o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para prover o acesso aos cursos de graduação. Portanto, a instituição utiliza a nota do Enem como critério de admissão. Do total de vagas, 30% são destinadas para cotas sociais, com reserva para os estudantes que cursaram o Ensino Médio na rede pública de ensino, integralmente.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cursos menos concorridos

Com o Sisu, os estudantes precisam igualar ou superar as notas de corte dos cursos. Caso atinjam estes valores, os candidatos são incluídos na lista de convocação ou na lista de espera, dependendo de seu desempenho. Atualmente, os cursos de Medicina oferecidos nos campi do Rio de Janeiro e de Macaé são os mais concorridos da instituição. Por outro lado, há cursos com a concorrência consideravelmente baixa, em todas as áreas do conhecimento, como Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Química.

Algumas áreas se destacam pela baixa concorrência, apresentando poucos candidatos por vaga em praticamente todos os cursos oferecidos. É o caso das graduações em Música. A UFRJ oferece diversos cursos nesta área, para instrumentos específicos, como trombone, tuba, piano e muitos outros. Em seu último processo vestibular tradicional, uma quantidade considerável destes cursos teve menos de um candidato por vaga, como tuba, fagote, composição e clarineta. Os cursos de cravo, órgão e harpa sequer tiveram candidatos inscritos.

O setor de Letras também possui uma concorrência baixa, embora seja um pouco superior à dos cursos de Música. O curso de Latim, por exemplo, teve 0,96 candidatos por vaga. Francês, grego, hebraico e árabe tiveram uma concorrência inferior a dois candidatos por vaga.

Pesquisar
Artigos Relacionados