UFPE: cursos menos concorridos

links patrocinados

UFPE: cursos menos concorridos

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) é uma das grandes instituições federais brasileiras de ensino superior. Sediada na capital Recife, a instituição foi fundada em 1946, após a reunião das faculdades de Medicina, Belas Artes, Engenharia, Filosofia e Direito. Inicialmente, esta instituição ficou conhecida como Universidade do Recife, sendo o primeiro centro universitário das regiões Norte e Nordeste do país.

Expansão da UFPE

UFPE: cursos menos concorridos UFPE

Dois anos após a integração das faculdades, teve início a construção de um campus próprio para a UFPE. A ampliação da estrutura permitiu também o aumento no número de cursos oferecidos. Atualmente, a UFPE é considerada a oitava melhor universidade federal do Brasil, e a melhor do Norte-Nordeste.
Além do campus do Recife, a instituição também possui atualmente outros campi em Vitória de Santo Antão e Caruaru. Atualmente são oferecidos 93 cursos presenciais de graduação, além de três à distância. A instituição também oferece 64 especializações, 65 mestrados e 45 doutorados. Ao todo, a UFPE possui mais de 30 mil estudantes.

Cursos menos concorridos

Cursos de graduação da UFPE

A graduação engloba a maior parte dos estudantes da UFPE: cerca de 28 mil. Os 93 cursos disponíveis na instituição são divididos em setores como Educação, Ciências da Saúde, Tecnologia e Geociências, Informática e Ciências Biológicas, dentre outros.

Cada um dos setores possui cursos agrupados por afinidade. O setor de Ciências Sociais Aplicadas, por exemplo, é formado pelos cursos de graduação em Serviço Social, Hotelaria e Turismo, Economia, Ciências Contábeis e Atuariais e Ciências Administrativas. A relação completa de cursos da instituição pode ser encontrada na página oficial da UFPE.

Univerisdade Federal de Pernanbuco

Processo seletivo

A UFPE utiliza, atualmente, três formas de acesso às vagas nos cursos de graduação. Parte das vagas são oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), enquanto outra parcela é reservada para o vestibular tradicional. Por fim, há também o chamado extravestibular, processo que se destina a transferência interna ou externa de alunos.

Alguns cursos da UFPE são conhecidos pelo grande número de candidatos por vaga. É o caso do curso de Medicina, oferecido em Recife, que costuma ter uma proporção superior a 35 candidatos por vaga. Outros cursos, como Engenharia Civil (em Caruaru), Fisioterapia, Publicidade e Jornalismo também figuram constantemente entre os mais concorridos da instituição. Por outro lado, há aqueles que têm baixa procura, ou até mesmo nenhum candidato inscrito. Confira, abaixo, quais os cursos menos concorridos da UFPE.

Cursos na UFPE

Cursos menos concorridos da institução

Os bacharelados em Música são, geralmente, os cursos com menor no procura. Na última edição do vestibular da UFPE, por exemplo, não houve inscritos para o curso de fagote. Cursos como oboé, flauta doce e viola tiveram 0,5 candidatos por vaga.

Além dos cursos de Música, outros que apresentaram baixa procura nos últimos nãos foram os de Francês (um candidato por vaga), Licenciatura em Física (1,1), Química (1,3), Ciências Atuariais (1,4), bacharelado em Geografia (1,9) e Filosofia (1,9). É importante ressaltar que estes números são apenas ilustrativos, e não devem ser utilizados como referência para a escolha de um curso.

Pesquisar
Artigos Relacionados