UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora

links patrocinados

UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora

Localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, a Universidade Federal de Juiz de Fora, ou UFJF, é uma das principais instituições de ensino superior do país. Com quase 20 mil alunos e mais de 700 professores, a UFJF oferece mais de 30 cursos, todos muito bem avaliados nacionalmente.

História

A UFJF foi criada por iniciativa do presidente Juscelino Kubitschek, no ano de 1960. O objetivo era desenvolver um pólo acadêmico e cultural numa região ainda pouco desenvolvida, mas que era habitada por 2,5 milhões de brasileiros. A UFJF foi construída em um local afastado do centro de Juiz de Fora, mas com toda a estrutura que permite interligá-la à cidade.

Além de trazer cursos superiores aos estudantes de Juiz de Fora, a UFJF começou a atrair pessoas dos mais diversos locais. Além da Zona da Mata, começaram a chegar pessoas do Sul de Minas e do Rio de Janeiro.

Estrutura

Atualmente, a UFJF possui 32 cursos de graduação, além de especializações, mestrados e doutorados nas mais diversas áreas, como Arquitetura, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Engenharias e Linguística. Ao todo existem 30 cursos de mestrado e 14 doutorados.

Com mais de 100 mil metros quadrados de área construída, a UFJF é dividida em institutos e faculdades, separados pelas áreas de atuação. Alguns exemplos são o Instituto de Artes e Design, Instituto de Ciências Exatas e de Ciências Humanas. As faculdades são representadas por apenas um curso, como a Faculdade de Jornalismo, de Letras ou de Economia, por exemplo.

Processo seletivo

A UFJF possui duas maneiras de acesso: através do vestibular ou do Programa de Ingresso Seletivo Misto, ou PISM. O vestibular é realizado no final do ano, para alunos que concluíram o Ensino Médio. O PISM é um processo seriado, dividido em três provas. Cada uma delas é aplicada ao final de um dos anos do Ensino Médio.

Para se informar sobre as datas do vestibular e do PISM, acesse o site da Comissão Permanente de Seleção da UFJF. É possível, também, realizar o download de provas anteriores, algo muito útil para quem deseja se familiarizar com os processos seletivos da instituição.

Vestibular UFJF

Vestibular UFJF

Sobre o Vestibular UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora realizou a segunda etapa do vestibular nos dias 20, 21, 22, e 23 de dezembro de 2009. As provas e gabaritos, assim como os dias de prova, estão separados por grupo de cursos. Os concorrentes puderam escolher uma opção entre 35 cursos de graduação que a UFJF oferece.

Modalidades de participação

Além do vestibular normal a UFJF ofecere o vestibular seriado, chamado por eles de “Módulo Triênio”, o qual oferece ao estudante a possibilidade de prestar o processo seletivo durante todo o período do ensino médio. Facilitando assim o ingresso do estudante a um curso superior.

A facilidade depende do desempenho que o aluno tem ao longo de toda a sua estadia no sistema de ensino anterior ao superior. Dessa maneira, aqueles que percebem mais tarde do que os outros a importância de se dedicar aos estudos acabam ficando para trás na concorrência. De qualquer maneira, as duas opções exigem estudo e esforço dos concorrentes.

Para o vestibular da UFJF de 2009, os livros indicados para a leitura obrigatória foram: Antologia de Contos Brasileiros; Antologia de Crônicas, Contos – “Civilização” e “Singularidades de uma rapariga loira”; Helena; Incidente em Antares; Lira dos Vinte Anos; Literatura de dois gumes (ensaio); Morte e Vida Severina; O Conto da Ilha Desconhecida; O Menino do Engenho; e Sentimento do Mundo.

Datas de inscrição

Quem teve a oportunidade de participar do processo seletivo da UFJF em 2009 precisou se programar para não perder o período das inscrições. No caso do vestibular de verão, aqueles que fizeram o registro da maneira normal, pagando a taxa, teve o tempo entre os dias 03/09/2008 e 14/11/2008.

Por outro lado, os isentos da taxa de inscrição ficaram com o período específico entre 30/06/2008 e 01/07/2008. Para ter acesso aos critérios de isenção do pagamento do valor, basta acessar o site da instituição e verificar as exigências básicas.

Aqueles que desejam permanecer na instituição de ensino para darem continuidade aos estudos necessários dentro que a carreira acadêmica exige, a UFJF conta com, atualmente, 55 opções em especialização, MBA ou residência. A quantia de alunos matriculados em algum dos cursos gira em torno de 4.716.

Pesquisar
Artigos Relacionados