UFC 110

links patrocinados

UFC 110

UFC 110

O Ultimate Fighting Championship, também chamado de UFC, é o maior campeonato de artes marciais mistas, conhecidas popularmente como MMA, do mundo, tendo sido inventado e instituído em 1993.

Sobre o Ultimate Fighting Championship (UFC)

O campeonato de artes marciais UFC foi imaginado e colocado em prática por Rorion Gracie, professor de jiu-jítsu e especialista neste tipo de luta, e Arthur Davie, publicitário, no ano de 1993. O campeonato tinha como principal objetivo promover lutas entre competidores dos mais variados estilos para descobrir qual deles poderia ser considerado o melhor. No início, o campeonato não tinha regras definidas, exceto morder o oponente, golpear o adversário na região da virilha ou enfiar os dedos no olho do outro competidor, e cada lutador enfrentava pelo menos três adversários. Naquela época também não havia um limite de rounds ou categorias de peso pré-definidos, o que permitia que um peso-pena competisse com um peso-pesado e que os lutadores competissem até o esgotamento físico, e era declarado vencedor aquele que aguentasse até o fim ou nocauteasse o oponente. Por estes motivos, o evento ficou marcado pela violência e não demorou muito para que chamasse a atenção e recebesse duras críticas.
Um dos críticos mais ativos foi o senador John McCain, que chegou a comparar as lutas do UFC a brigas de galo. Para tentar mudar esta visão distorcida, a Semaphore Entertainment Group (SEG), empresa organizadora do evento, decidiu criar mais regras e colocar os lutadores sob a supervisão de comissões atléticas. Porém, mesmo com as mudanças implementadas o evento não conseguia mais arrecadar dinheiro como antigamente e a SEG estava praticamente falida.

Mudanças no UFC

Para garantir que o UFC voltasse a fazer sucesso como acontecia no início e garantir que ele começasse a ser visto como um campeonato de verdade, e não apenas como apelativo e violento, a empresa dos irmãos Fertitta e comandada pelo ex-lutador de boxe Dana White, a Zuffa, comprou os direitos do UFC e passou a colocar em prática uma série de mudanças para que o campeonato se tornasse referência no segmento. Uma das principais foi a criação de diversas regras que visavam garantir o bem-estar e a integridade dos lutadores, como a impossibilidade de chutar o oponente quando o mesmo estivesse no chão e obrigatoriedade de uso de diversos protetores para regiões sensíveis do corpo, e também a inserção do conceito de artes marciais mistas, conhecidas popularmente como MMA, em substituição ao vale-tudo. Além disto, a partir deste momento as lutas do campeonato começaram a ser muito bem produzidas, com forte investimento em propaganda, patrocínio e exibição das disputas em pay-per-view, quase como shows de música de artistas conceituados.

Mas a iniciativa responsável por tornar o UFC um campeão de audiência foi a criação de um reality show com os lutadores do UFC, que foi batizado de Ultimate Fighter. No programa, os lutadores eram orientados por grandes nomes do mundo das artes marciais e além das lutas, os telespectadores podiam acompanhar o dia a dia dos atletas e a vida deles fora do octógono, o que fez com que as pessoas começassem a enxergar o lado mais humano – e até então desconhecido – dos lutadores.

UFC 110

O UFC 110 foi realizado em fevereiro de 2010 em Sydney, na Austrália. Este foi o primeiro UFC a ser realizado no país e as lutas principais foram entre Rodrigo Minotauro e Cain Velásquez e Wanderlei Silva contra Michael Bisping. Minotauro foi nocauteado pelo americano Velásquez, mas felizmente Wanderlei Silva saiu vitorioso ao lutar contra o britânico Michael Bisping.

Fotos

Confira Fotos sobre UFC 110:

Lutas UFC 110 Pesagem UFC 110 Cartaz UFC 110 Combates UFC 110

Pesquisar
Artigos Relacionados