UFC 109

links patrocinados

UFC 109

UFC 109

Febre no Brasil entre homens e mulheres, o UFC – Ultimate Fighting Championship – franquia de lutas de artes marciais mais famosa do planeta atualmente, é baseada em campeonatos divididos por categorias segundo o peso dos lutadores de países do mundo inteiro. A luta é baseada em um modelo de brasileiro dos torneios de Vale Tudo promovidos pela família Gracie. As especialidades dos lutadores nessa competição varia do boxe, muay thai, jiu-jitsu brasileiro, wrestling, judô, karatê, tae kwon entre outras lutas.

A Origem do UFC

O primeiro evento realizado em 1993 tinha como objetivo descobrir qual o melhor lutador do mundo sem importar qual sua modalidade de luta. Torneios com oito a dezesseis lutadores eram promovidos pela Semaphore Etertainment Group em associação com a Wow Promotions. O lutador precisava vencer três lutas para se sagrar campeão do UFC, o primeiro campeão foi o brasileiro Royce Gracie, com seu jiu-jitsu brasileiro. Este primeiro torneio possuía apenas duas regras, não morder o oponente e nem colocar os dedos nos olhos, o que tornou o campeonato mal visto e criticado pela mídia por se tornar muito brutal e violento, e apesar das constantes lutas banhadas a sangue, nunca foi registrada nenhuma morte no torneio.

Decadência do Campeonato

Com o sucesso nas transmissões através do pay per view, ou seja, o telespectador deveria pagar se quisesse ver as lutas do UFC, a modalidade chamou a atenção de políticos e autoridades nos Estados Unidos, e enfrentou duras críticas e protestos do então senador americano John McCain. Foi então que as transmissões foram suspensas nos principais pay-per-views do mundo, mas continuou a ser transmitido pela então TV paga DirectTV com uma audiência bem menor que antes. Decadente e sem audiência como em seu começo na TV, o UFC foi obrigado a se reformular, de forma que foram concedidas mais regras para as lutas e a fiscalização de comissões atléticas para que assim as lutas pudessem retomar sua credibilidade social.

Retorno do UFC

Em 2001, Dana White e a família Fertittas compraram o UFC por 2 milhões de dólares e criam a empresa Zuffa, patenteadora do campeonato e responsável por arrecadar fundos e patrocínio para os campeonatos de UFC. Os irmãos Fertittas continuaram a trabalhar para que o UFC voltasse a ser aceito em alguns estados norte-americanos. Em 2001, o UFC conseguia realizar lutas em locais importantes do mundo como Cassino Trump e MGM Grand Garden Arena e pouco tempo depois conseguiu seu primeiro acordo de televisão com a Fox Sports. Com o crescimento, não demorou para que o UFC se tornasse um dos torneios de luta mais famosos e lucrativos do mundo, com um valor atual de mercado beirando aos 1 bilhão de dólares.

O UFC 109

No dia 6 de fevereiro de 2010, no Mandalay Bay Events Center na cidade de Las Vegas, foi realizada a edição 109 do UFC. O evento contou com lutadores como os brasileiros Demian Maia e Paulo Thiago além do americano Chael Sonnen no Card Principal. O destaque para o evento foi a finalização do brasileiro Paulo Thiago no adversário Mike Swick no 2º round. No Card preliminar os lutadores Rolles Gracie, Rob Emerson e Phil Davis foram outros lutadores destaque desta edição do UFC.

Fotos

Confira Fotos sobre UFC 109:

Lutas do UFC 109 Combates no UFC 109 Brasileiros no UFC 109 Card UFC 109

Pesquisar
Artigos Relacionados