UAB UFSCar

links patrocinados

UAB UFSCar

UAB UFSCar

Hoje, possui formação superior pode ser o diferencial na hora de concorrer a uma vaga em uma empresa importante. Porém, não é todo mundo que possui uma faculdade em sua cidade ou pode frequentar as aulas. A solução é optar pelos cursos a distancia, que estão cada vez mais populares no Brasil.

Uma das universidades que passou a adotar este modelo é a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os cursos a distancia são oferecidos em pareceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Os cursos são oferecidos desde 2007, e todos aprovados pelo Ministério da Educação (MEC).

Os cursos a distancia oferecidos pela parceria UAB-UFSCar tem como objetivo a democratização do ensino e a socialização do conhecimento. Através da educação a distancia, os estudantes tem a oportunidade de frequentar um curso que tem como missão também a formação de cidadãos.

O diferencial da UAB-UFSCar é que esta busca a mesma qualidade de ensino que tem com os alunos dos cursos presencias. Para isso, a UFSCar investe na formação de profissionais competentes que devem atender as necessidades dos alunos a distancia. Esta é uma perspectiva inovados que apresenta diversos desafios que são cumpridos pela parceria. Além disso, a UAB-UFSCar oferece o ensino de forma gratuita.

Cursos UAB UFSCar

Atualmente, a UAB-UFSCar oferece cinco cursos de graduações a distancia e também outros cursos de especialização. Os cursos contam com 20 polos de apoio presencial que o aluno deve frequentar em algumas datas estipuladas pelo programa do curso. São oferecidos os cursos de pedagogia, engenharia ambiental, educação musical, sistemas de informação e tecnologia sucroalcooleira.

Já nas modalidades de especialização tipo lato senso e aperfeiçoamento, a UAB-UFSCar oferece os cursos de Educação Especial, Gestão Publica, Gênero e Diversidade na Escola e Educação para as Relações Étnico-Raciais.

Ingresso UAB UFSCar

Para ingressar nos cursos de educação a distancia da UAB-UFSCar, o interessado deve participar de um processo seletivo. O vestibular acontece uma vez ao ano em datas específicas. Para isso, é possível consultar o site especial da UAB-UFSCar e consultar os editais com datas e inscrições.

Vestibular UFSCAR 2013

Vestibular UFSCAR 2013

A Universidade Federal de São Carlos foi fundada em 1968 em São Paulo. Atualmente tem dois campus na sua estrutura, em São Carlos Araras e em Sorocaba A UFSCAR atende mais de 14.000 alunos nos seus 57 cursos. Entre as opções oferecidas, os alunos cursam graduação presencial ou podem optar pelos cinco cursos de ensino a distância. No programa de pós-graduação também são oferecidas 57 opções de aperfeiçoamento.

A Universidade oferece 2.577 vagas nos cursos presenciais, que são biblioteconomia, educação especial, engenharia civil, engenharia de materiais, engenharia física, turismo, medicina e ciências econômicas, engenharia de produção, entre outros.

Seleção UFSCAR

O processo seletivo acontece com a aprovação pelo SISU – Sistema de Seleção Unificada. Para quem tiver interesse, deve realizar a prova do Enem em novembro de 2012, e acessar o Portal da UFSCAR, para ter conhecimento sobre pesos atribuídos, e as especificidades do curso escolhido. As inscrições do Enem já se encerraram, e as datas da prova ficaram para os dias 03 e 04 de novembro.

No último processo seletivo o curso de maior concorrência foi o de medicina. A disputa foi de 210,975 candidatos por vaga. Engenharia civil também foi bem disputado, com 82,612 de concorrência. O curso de engenharia mecânica também esta entre os mais procurados na UFSCAR. No último processo a concorrência do curso foi de 69,66 por vaga.

Cursos a distância

A UFSCAR oferece cinco cursos de realização a distância. Educação musical, que tem duração de quatro anos e meio; engenharia ambiental, cinco anos; pedagogia, quatro anos; sistemas de informação, quatro anos também; e tecnologia sucroalcooleira, que tem três anos de duração.

São 1.850 vagas para a realização de cursos a distância. Para quem está interessado, vale saber que os matérias didáticos complementares são disponibilizados em mídias impressas, eletrônicas e digitais.

E o processo de seleção para o curso de musica e diferenciado. Isso porque e necessário realizar a prova de conhecimentos e habilidades especificas em música. Esse exame já esta com as inscrições abertas para os interessados a ingressar no ano de 2013.

Outros processos abertos

Existem mais dois casos, no sistema da UFSCAR, que permitem o processo seletivo diferenciado. E os dois estão com vagas abertas! Os indígenas podem fazer suas inscrições para a realização de cursos de graduação de forma presencial.

Os refugiados também já podem se inscrever para o processe seletivo. Essas inscrições seguem até outubro, e devem ser feitas por que tem interesse em começar o curso agora em 2013.

Outras informações sobre os processos seletivos, editais sobre o processo do SISU e informações sobre a UFSCAR podem ser encontradas no site da Instituição. Os dados referentes a peso da nota no SISU ainda vão ser divulgados.

Fotos

Confira Fotos do Vestibular UFSCAR 2013:

Vestibular UFSCAR 2013 Vestibular UFSCAR 2013 Vestibular UFSCAR 2013 Vestibular UFSCAR 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados