Turismo Cultural

links patrocinados

Turismo Cultural

Turismo Cultural

Mais que passeio, o turismo cultural insere o visitante dentro da rotina do local. Um turismo que vai além de fotos e presentes e que vem se tornando preferencia entre as pessoas que buscam mais que aventuras, conhecimento.

Sobre o turismo cultural

Roteiros turísticos que agreguem ciência, estudo, fatos históricos importantes e convivência, são as principais propostas do turismo cultural.

Conhecer patrimônios que expressem bens culturais e que revelem a identidade do local, como museus, ruínas, espaços urbanos e arqueológicos, faz parte da essência dessa atividade. O turismo cultural propõe um contato mais íntimo, visando à observação atenta e detalhada do local.

Essa forma de viagem é cada vez mais apreciada e valorizada no Brasil. Para profissionais da área, o turismo cultural auxilia a desmitificar a imagem tida pelos estrangeiros sobre o país, além de resgatar o orgulho dos próprios brasileiros.

Os destinos

Os destinos

No Brasil, existem diversos destinos para praticar o turismo cultural, principalmente no norte e nordeste do país. Visitando Porto Seguro é possível conhecer e vivenciar um pouco do descobrimento do Brasil, onde ficaram os primeiros colonizadores, como chegaram até lá e a relação com os habitantes do local.

Já em São Paulo, no Museu do Ipiranga a Independência do Brasil é representada através de obras de arte, textos e peças antigas. Em cidades de Minas Gerais, turistas conhecem um pouco mais sobre o Ciclo do Ouro e sua importância para a história econômica do país.

No Caminho dos Jesuítas, Sergipe, e Caminho da Farropilha, Serra Gaúcha, os visitantes refazem os passos de acontecimentos que contribuíram na construção política, econômica e histórica do Brasil.

Dicas para o Turismo Cultural

No exterior, alguns destinos são garantidos para os que desejam realizar o turismo cultural. Ruínas dos templos gregos, pirâmides astecas, Machu Picchu e do Império Romano, contam através de majestosas construções arquitetônicas acontecimentos que formaram o mundo como vemos hoje. Identidade da população local, costumes, festas e celebrações são representadas através de castelos, museus, torres e palácios.

Músicas, danças, festivais, artesanato e gastronomia completam o roteiro.

Dicas para o turismo cultural

Para realizar o turismo cultural é necessário tranquilidade e algumas dicas são essenciais na hora de viajar.

Antes de sair de casa é importante certificar-se de que não está esquecendo nada. Verifique a previsão do tempo para o local e esteja preparado com roupas para qualquer ocasião.

Para o turismo cultural, aposte em calçados confortáveis para realizar longas caminhadas e aproveitar o passeio sem preocupação. Deixe a chave de casa com alguém de confiança no caso de alguma emergência.

Pontos Turisticos

Se for viajar de carro, o mais indicado é realizar uma revisão no dia anterior, no caso do avião, é importante se programar para estar 1 hora antes em voos nacionais e 3 horas em voos internacionais.

Planejamento

Não há viagem sem planejamento, ainda mais fazendo turismo cultural. É necessário começar a estruturar o passeio até 1 ano antes, estimar os gastos, comprar passagens e reservar hotéis.

A dica é pesquisar. Procure as atrações do local, trace um roteiro cultural, faça cotações e entre em contato com agências especializadas se necessário.

Planejamento Turismo Cultural culinaria

Pesquisar
Artigos Relacionados