Tufão

Tufão

Tufão

Quem nunca parou na frente da televisão ou clicou em uma foto na internet para ler sobre alguma catástrofe de grandes proporções causadas por um tufão? .Esse evento natural, que quando atinge sua força máxima pode causar tragédias e matar milhares de pessoas, é um fenômeno que não dá para evitar, a única coisa a fazer é se prevenir.

Mas afinal, o que é o Tufão?

Tufão, furacão, tornado, ciclone, são palavras de grafia diferente para um mesmo acontecimento natural. Ventos que, por sua força e velocidade, já devastaram cidades e mataram milhares de pessoas ao longo da história da humanidade.

Tufão é o nome dado para os ciclones tropicais com grande intensidade que acontece no oceano pacífico, de noroeste a oeste, acima da linha do equador. As áreas mais atingidas por esse fenômeno natural é o sul da Ásia e a parte ocidental do índico.

Como se forma os Tufoes

Países como Japão, China, Filipinas, etc. sofrem demasiadamente com esse fenômeno. Tanto que politicas públicas foram inseridas na sociedade a fim de evitar catástrofes de grandes proporções.

Historicamente essa é uma região que teve que aprender com as adversidades naturais e se precaver de grandes eventos, como os tufões, por exemplo.

Cabe lembrar que as características do tufão são semelhante a do furacão, mas se diferem pela área de atuação. Os furacões são chamados assim por ocorrerem no oceano atlântico norte e no nordeste do pacífico.

Como se forma o Tufão?

O que e Tufão

Não precisa muito para que um tornado seja formado e atinja a costa de determinado país. Quando a pressão atmosférica sobre determinada região é baixa e a temperatura das águas que a cercam for superior a 27 graus célsius, o índice de formação de tufão será alto e a incidência muito forte.

E no Brasil?

O Brasil é um país tropical e abençoado por Deus, como dia a famosa canção. Suas terras possuem características que permitem sol o ano todo, favorecem as plantações, porém sofre com a escassez de agua no nordeste, a terra tupiniquim tem muitas qualidades. Inclusive, por ser assim, a ocorrência de Tufões no país é muito incomum e quase nula, historicamente falando.

O que fez do país estar praticamente livre da rota dos tufões é sua localização geográfica. As águas do oceano atlântico, que banha o litoral brasileiro, são em geral, menos aquecidas que a parte norte.

Tufão no Brasil

Além disso, os ventos provenientes da superfície são fortes, o que inibe as características exigidas para que os tufões se formam.

Já ocorreram tufões no Brasil sim. Afinal de contas, a mãe natureza é quem manda, certo? Um dos mais famosos casos é o do ano de 2004. Naquele ano, por condições extraordinárias, houve a formação de um tufão no sul do Brasil.

Em março daquele ano, a região litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, foi atingida pelo fenômeno, que na época ganhou o nome de Catarina. Os ventos chegaram a mais de 180 km por hora, causando muito estrago e deixando muitas pessoas desabitadas.

Mais afinal o que e Tufão Fenomenos da natureza

GD Star Rating
loading...
Tufão, Nota: 4.3 de 5 com 158 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados