Tudo Para Orkut

links patrocinados

Tudo Para Orkut

Tudo para Orkut

O Orkut já foi uma das ferramentas de comunicação social mais famosas do Brasil, nunca chegou a ser unanimidade em outros países, mas para os brasileiros o sucesso foi devastador. A rede, foi a primeira a explodir no boom das redes sociais no país, com ela, estudiosos das áreas de comunicação e Tecnologias da Comunicação se debruçaram para tentar entender o motivo do grande sucesso desta ferramenta no Brasil.

Quando surgiu o Orkut

A rede social foi lançada em 24 de Janeiro de 2004, a ferramenta da gigante da internet no mundo inteiro, a Google, foi incialmente projetada para facilita a comunicação entre os vários usuários do Google no mundo, o nome foi uma homenagem para o arquiteto projetista turco que inventou a rede, Orkut Büyükkökten. O país foco para o Orkut sempre foi os Estados Unidos, mas inesperadamente, os países em que fez mais sucesso foram o Brasil e Índia. No Brasil, a rede social atingiu a marca de 30 milhões de usuários em poucos mais de 4 anos de lançado. Na Índia, o Orkut também foi um fenômeno, com mais de 10 milhões de usuários cadastrados.

Tudo e um pouco mais sobre o Orkut

As funcionalidades que conquistaram os usuários no mundo e no Brasil vão desde a integração de bate papo com o Gmail a comunidades onde era possível interagir com diversas pessoas do mundo sobre um mesmo tema em comum. O bate-papo foi o grande diferencial de comunicação da rede, com a possibilidade de conversas no mesmo momento em que os outros amigos estavam online. As Comunidades eram interativas, e o fórum de discursão de cada comunidade podia ser aberto por qualquer usuário permitido ou não pelos moderadores da sala. O grande atrativo porém do Orkut, foi a implantação de jogos inteligentes e que conectavam todos os amigos da rede do usuário que também faziam parte do jogo para disputas. Eram mais de 600 aplicativos até 2011, o Colheita Feliz, um dos mais populares destes aplicativos simulava a criação de uma fazenda com todas as etapas de plantio de verduras e frutas de uma fazenda comum.

Orkut no Brasil

Até 2008, o escritório de administração do Orkut era na Califórnia, nos escritórios do Google. Só que, com a abertura dos escritórios representativos do Google no Brasil no mesmo ano, o escritório do Orkut passou a operar em São Paulo. Neste período, o Orkut possuía mais de 30 milhões de usuários no Brasil e se tornou claro que o Google poderia investir pesado no país para que a ferramenta lhe trouxesse os devidos retornos de publicidade no país.

Declínio do Orkut

Desde 2011 os usuários que era fiéis ao Orkut começaram a migração para outras redes sociais que surgiram no mundo e que logo caíram no agrado de todos. Exemplos do Facebook e Twitter, o primeiro, mais parecido com as ferramentas do Orkut foi a grande impulsionadora para esta debanda em massa dos usuários. Ainda em 2011, o Google prometia o lançamento de uma nova rede social para enfrentar o sucesso do Facebook, o Google+. Porém, até 2012, a nova rede social ainda não havia atingido o sucesso que seu antecessor.

Fotos

Confira Fotos sobre Tudo Para Orkut: Papel de parede para Orkut Orkut - tudo para Novos layouts para Orkut Música no perfil para Orkut

Pesquisar
Artigos Relacionados