Tsunami – o que é, causas e como se forma um tsunami

Tsunami

Tsunami: O que é, Causas, Como funciona e como se forma?

Pelos dados os tsunamis são muito antigos, relatados inclusive nos desenhos das civilizações primitivas, porém devido ao tsunami do Japão, ocorrido em março de 2011 esse assunto se tornou muito atual. Os tsunamis causam morte e devastação por onde passam, ocorrem geralmente no oceano pacífico e atingem ondas que variam entre 10 e 20 metros.

Os tsunamis geralmente ocorrem de algum abalo, ou deslocamento de placas tectônicas no fundo do mar, quando este abalo ocorre, as ondas avançam, porém em alto mar estas ondas são imperceptíveis, atingindo velocidades à medida que avançam. Podem chegar a 80 Km/h e sua altura também aumenta devido ao acúmulo com ondas menores que encontra pelo trajeto, suas ondas geralmente alcançam alturas de 20 metros, daí o alto poder de destruição de um tsunami.

Estudo sobre o Tsunami

Por onde os tsunamis passam são incontroláveis, carregam casas, carros, embarcações e principalmente pessoas, podem durar horas ou dias.

Os relatos mundiais de Tsunamis

Desde seus primeiros relatos muitas mortes foram registradas por tsunamis, geralmente de ocorrência no Oceano Pacífico e na Ásia, estas ondas gigantes são sinal de desespero e devastação por onde passam. Os tsunamis principais ocorreram dentre os anos de 2004 e 2011.

O primeiro, dos considerados mais violentos dos últimos tempos, ocorreu em 2004, com magnitude de 9.9 pontos na escala Richter teve um total de 220 mil mortes e aconteceu no Sudeste asiático, outro tsunami que causou bastante devastação foi o da Indonésia que teve sua ocorrência no ano de 2006 e magnitude de 7.7 pontos, foram registradas 654 mortes. Já em 2007 nas Ilhas Salomão (sul do Pacífico) foram registradas 52 mortes e um tsunami com magnitude de 8 pontos na escala Richter e devastou 13 povoados da Costa.

Causas do Tsunami

Em 2009 foi registrado em Samoa um tsunami que ocasionou 190 mortes, o tsunami atingiu magnitude de 8 pontos na escala Richter. Em 2010 foi a vez do Chile, que junto do tsunami obteve também um terremoto, causando 555 mortes, no mesmo ano a Indonésia sofreu mais um tsunami, porém com menos intensidade. Tinha magnitude de 7.7 pontos na escala Richter e matou cerca de 400 pessoas.

Em 2011, foi a vez do Japão que teve o nordeste devastado pelo tsunami com magnitude de 9 pontos na escala Richter e ondas que atingiram 23 metros de altura. O Japão foi cenário de uma das mais chocantes tragédias naturais da história, perdendo somente para a Indonésia em 2004. Com 6405 mortos, casas destruídas, 2409 feridos e mais de 10000 pessoas desaparecidas, o Japão enfrentou o que se tratou de pior e maior desastre natural de todos os tempos.

Estudo sobre o Tsunami

Se Prevenindo de Tsunamis

As ocorrências de tsunamis têm dado ênfase aos estudos a respeito de suas prevenções, que ocorrem com utilização de alarmes e barreiras com até 10 metros de altura a fim de segurar estas imensas ondas. Nos países onde os tsunamis são frequentes os estudos sobre as prevenções têm se difundido muito, embora nada possa ser feito para conte-los, muito pode ser feito para salvar vidas.

A proteção contra tsunamis vem através de alarmes e a propagação destes alarmes pode se dar através de e-mails, mensagens de celular, TV ou rádio. Cada país reage de maneira particular a estes alarmes, seja construindo lugares de fuga ou mesmo, criando estruturas para que estas pessoas viagem com antecedência a outros lugares.

As ondas são medidas através de sismógrafos, marégrafos e bóias, mas embora os tsunamis sejam avaliados e medidos, não tem como evitar que mortes aconteçam, porque por mais que seja detectada uma onda gigante, esta só será sentida há 15 ou 20 minutos de distância não restando muito tempo para evacuação dos locais a serem atingidos, portanto com toda a tecnologia existente ainda não há como proteger 100% da população.

Estragos feitos pelo Tsunami O que um Tsunami

GD Star Rating
loading...
Tsunami - o que é, causas e como se forma um tsunami, Nota: 4.7 de 5 com 28 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


2 comentários em "Tsunami – o que é, causas e como se forma um tsunami"

  1. m 01/12/2008 às 14:50

    Tsunami costuma ser desemcadeadas por terremotos
    ;)

  2. fabricio figueiredo 26/11/2008 às 17:57

    O termo tsunami,é originado no Japão.Tsuname é gramdes ondas(ondas gigantes)que ficam’passiando’ em pleno oceano.No meio do oceano a altura é cerca de 30 ou 35 metros,quando fica procimo ao continente elas aumentam por causa da baixa profundidade do oceano,que chega a quase 45 ou 50 metros.Os tsunames ocorrem quamdo a PLACA TÉCTONICA se move de forma brutal e uma forte corrente faz com que a água se eleve na superfície e os ventos ajudam para deslocalas pelo mar a fora.