Tribunal de Justiça: Como consultar processos pela Internet

links patrocinados

Tribunal de Justiça: Como consultar processos pela Internet

Tribunal de Justiça: Como consultar processos pela Internet

Mais uma das facilidades oferecidas pelos sistemas online são agora as consultas de processos pela internet. Fazer tramitações na justiça seja em qual instância for geralmente acaba em processos democráticos que por consequência são demorados. Porém para facilitar o acesso a tais processos o Tribunal de Justiça brasileiro agora oferece a possibilidade para os cidadãos consultarem os seus dados processuais pela web, veja como fazer!

Como fazer a consulta

Com o atendimento online é possível acessar todas as etapas de cada processo, assim como cada decisão tomada referente ao determinado processo. É possível ainda visualizar todas as informações sobre a decisão publicada, com isso aumentando ainda mais a transparência da atuação jurisdicional perante a sociedade.
Para fazer consultas nos processos você deverá acessar o site do Tribunal de Justicça –STJ e clicar na aba ‘consultas’, em seguida selecione ‘ Processos’ e só então deverá preencher os requisitos disponíveis para você:

Numeração do processo no STJ- você deverá digitar a palavra que define a classificação do processo e em seguida a numeração da autuação
Depois você deve preencher com a numeração do registro no Tribunal, dgitando somente o número. Preencha também os números, chamado número único do processo, o número que corresponde a OAB do respectivo advogado, e os nomes da pessoa envolvida no processo e o do advogado.
Você conta ainda com o recurso de pesquisa avançada, que permitirá fazer uma pesquisa mais aprofundada do processo, para isso selecione o botão ‘ Pesquisa Avançada’. Você ainda com um suporte online, se não conseguir prosseguir com nenhuma das ações desejadas em relação ao processo requerido, você contatar a Seção de Informações Processuais ou por telefone ou pelo e-mail informação.processual@stj.jus.br.

Consulta de processo penal pela internet

Tipos de consultas

Ao acessar o site você terá disponíveis várias opções e poderá selecionar a que mais se adequa a sua busca. Para encontrar os processos que estão em tramitação, selecione a aba ‘consultas’ e em seguida a aba ‘processos’ e depois ‘pesquisa avançada’, depois você deverá marcar a alternativa que mostra apenas os processos considerados ‘ATIVOS’.
Você pode também optar por encontrar os processos eletrônicos, selecione a opção ‘Consultas’ na página do STJ, e em seguida selecione ‘processos’ e por último escolha a opção que mostra apenas esse tipo de processo eletrônico. Dessa forma fica mais fácil de encontrar o processo que você procura!

Tribunal de Justiça atendimento online

Quando não encontrar o processo

E ainda se você estiver procurando seu processo com os nomes ou do réu ou do autor e nada encontrar você vai precisar se utilizar de outro recurso. O que acontece nesse caso, é que algumas vezes pode ser que o seu processo na jurisdição de outro tribunal. Quando isso ocorre o órgão ficara com a responsabilidade de encontrar o processo para você e lhe passar os dados referentes a Guia para que você possa consultar no sistema online. Você pode acompanhar pela internet também quando o seu processo chegar ao STJ, selecione a opção ‘consultas’ e processos’ agora você pode acompanhar em tempo real o trajeto do seu processo!

Tribunal de Justiça online Consulta de processo penal online

Pesquisar
Artigos Relacionados