Transtorno de personalidade

links patrocinados

Transtorno de personalidade

Transtorno de Personalidade

Os transtornos de personalidade podem começar como simples distúrbios de humor, ansiedade excessiva, tendência ao isolamento ou mesmo por uma necessidade maior do individuo se medicar ou ingerir substâncias tóxicas ou mesmo tendência ao alcoolismo.

De difícil diagnóstico, os transtornos de personalidade, podem causar danos irreversíveis às relações interpessoais do doente ou no ambiente de trabalho. Sem que perceba, o indivíduo passa a não ser mais querido nos ambientes que frequentava, se sentindo rejeitada, a pessoa não entende o que de fato está acontecendo.

Contudo, é necessária uma consulta com um profissional, que a princípio pode ser um clínico geral, para que seja avaliada a saúde do paciente e tenha-se uma noção de qual profissional cuidará de seus transtornos, se um psicólogo ou mesmo um psiquiatra que fará a introdução de medicamentos para este paciente.

Disturbios de humor

O Que é um Transtorno de Personalidade?

A personalidade é definida por todas as características que compõe o jeito de ser de uma pessoa, quando esta maneira de ser sofre alguma alteração, isto se caracteriza por transtorno, isto é, a pessoa passa a mudar os comportamentos em relação a um indivíduo, um lugar ou uma pessoa ou tudo isso acontece ao mesmo tempo.

Quando este transtorno acontece, geralmente, a pessoa não se dá conta porque para ela quem mudou foram as outras pessoas.

Tipos de Transtorno de personalidade

A pessoa não compreende que está atravessando por mudanças e se sente rejeitada, com isso acaba causando constrangimento, dor e até sofrimento aos mais próximos, porém acha que quem está errado são os outros.

A princípio é muito difícil identificar os transtornos, porque eles podem vir com sintomas mais sutis e piorarem com o passar do tempo, somente com muita conversa e tentando entender a pessoa doente, é que se consegue obter as respostas de que toda aquela mudança está acontecendo devido a um desequilíbrio, que pode ser momentâneo, mas que precisa ser tratado para não evoluir para quadros crônicos.

Os Principais Transtornos de Personalidade

Transtorno anti social

Dentre os transtornos de personalidade temos muitas vertentes, embora possa parecer simples, este assunto é muito complexo. Os principais transtornos são:

Transtorno Paranóide: é aquele em que a pessoa desconfia de tudo, se torna ciumenta e cria situações infundadas a respeito da fidelidade de amigos ou mesmo do cônjuge.

Transtorno Esquizóide: é aquele que parece frio, não possui envolvimento com ninguém e pouco se importa com críticas ou elogios.

Transtorno Esquizotípico: são em geral muito ansiosos, possuem muita superstição, crenças malucas e excentricidade, como marca principal.

Transtorno Borderline: são extremos ou tudo é ótimo ou tudo é péssimo, não gostam de atitudes de reprovação e recusa, causando inclusive escândalos, são muito impulsivos e pouco amigáveis quando acham que a pessoa em questão não concorda com algo que diz ou faz.

Transtorno Narcisista: se valorizam ao extremo, tudo o que fazem é grande, notável e surpreendente, não se preocupam em humilhar ou rebaixar os outros, contam muitas vantagens e são muito independentes.

Transtorno Anti-Social: são impulsivos, não criam vínculos, gostam de tirar vantagem em cima de qualquer pessoa, mesmo que próxima.

Transtorno Histriônico: gostam de demonstrar sensibilidade e ser o centro das atenções, mesmo que para isso falem ou façam algo que não condiz com o que realmente estejam sentindo.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo: são organizados ao extremo, não conseguem delegar responsabilidades e nem viver sem o auxílio de listas, regras e horários definidos para suas atividades.

Lembrando que estes traços são peculiares na personalidade de algumas pessoas, se configurando transtorno, somente quando ultrapassados em demasia, a ponto de atrapalhar o trabalho e os convívios sociais dos indivíduos.

Cuidados com o Transtorno de personalidade Tracos do Transtorno

Pesquisar
Artigos Relacionados