Trânsito em São Paulo: Tabela de rodízio 2013

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Trânsito em São Paulo: Tabela de rodízio 2013

Trânsito em São Paulo: Tabela de rodízio 2013

A grande metrópole de São Paulo, detentora do trânsito mais movimentado do país. O fluxo de carros é bastante intenso, principalmente nos horários de pico e mais ainda nos dias de chuva, com isso os paulistas que utilizam carro ou ônibus tem que sair horas antes de casa para ir ao trabalho e não se atrasar.

Com o aumento do fluxo nos últimos anos a medida utilizada na capital de São Paulo é o chamado rodízio. Trata-se de um sistema adotado pelos veículos que circulam na capital nos horários de fluxo que fica das 7 h às 10 h da manhã e das 17 h às 20 horas.

O rodízio foi implantado no ano de 1997 com o intuito de organizar o tráfego na cidade de São Paulo, e diminuir os extensos congestionamentos que se formavam nas avenidas. Além de contribuir com o meio ambiente, que passou a receber menor quantidade dos poluentes na atmosfera. Pensando em melhorar a qualidade de vida dos paulistas, e conseguir uma solução para o trânsito que aumenta a cada ano, juntamente com a população que cresce cada vez mais, a iniciativa foi da prefeitura de São Paulo, que tornou lei a ‘Operação Horário de Pico ou como é chamado popularmente o Rodízio.

Como funciona o rodízio de carros

Como funciona

O rodízio da cidade de São Paulo determina quais os veículos irão circular por determinadas avenidas nos determinados horários. Dessa forma o fluxo diminui e o trânsito flui. Quando o motorista não segue a determinação é multado. O rodízio define quais os veículos irão transitar pelas ruas escolhidas utilizando as placas como critério. Para informar todos os motoristas disponibiliza todos os anos a nova tabela, com as ruas, avenidas, placas e dias do rodízio.
Vale lembrar que alguns veículos são imunes ao rodízio, como os veículos guinchos, do Corpo de Bombeiros ou do setor público, assim como os transportadores de produtos alimentícios perecíveis, os veículos da coleta de lixo e dos Correios. Exceto estes, todos os outros veículos, carros e caminhões devem se enquadrar ao rodízio.

No site da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo você pode acessar o mapa do Rodízio e todos os detalhes sobre esta operação.

Rodízio de carros em São Paulo

Vale lembrar que o rodízio não é aplicado em toda a São Paulo, apenas a localidade chamada ‘Centro Expandido’, formada pelas vias seguintes:

Avenida Afonso D’ Escragnolle Taunay
Avenida dos Bandeirantes
Avenida das Juntas Provisórias
Avenida Presidente Tancredo Neves
Avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo
Avenida Salim Farah Maluf
Complexo Viário Maria Maluf
Marginal do Rio Pinheiros
Marginal do Rio Tietê
Viaduto Grande São Paulo

Tabela de rodízio 2013

Proibidos de circular:
Placas com Finais:
1 e 2 – (Segunda-Feira)
3 e 4 – (Terça – Feira)
5 e 6 – (Quarta-Feira)
7 e 8 – (Quinta-Feira)
9 e 0 – (Sexta-Feira)

Nos finais de semana, sábados e domingos o rodízio não perdura, e o trânsito é livre em todos os horários em todas as vias do ‘Centro Expandido’.

Rodízio de placas 2013 Trânsito em São Paulo 2013

Trânsito em São Paulo: Tabela de rodízio 2013

Confira um vídeo sobre o Rodízio de veículos:

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