TPM – Manutenção Produtiva Total

TPM - Manutenção Produtiva Total

TPM – Manutenção Produtiva Total

Sigla TPM vem do ingês Total Productive Maintenance que em português significa Manutenção Produtiva Total . É uma proposta desenvolvida nas empresas para aumentar a produtividade, reduzindo perdas e custos e aumentando a qualidade.

História da TPM – Manutenção Produtiva Total

A TPM – Manutenção Produtiva Total foi desenvolvida por empresários da indústria japonesa Plant Engineer Association. O método é focado em vários setores e tem como objetivo a otimização do rendimento das linhas de trabalho, a partir da integração e manutenção de áreas e funcionários.

Os pilares do sistema

Os pilares básicos da TPM – Manutenção Produtiva Total são divididos em Melhorias Específicas, onde essas melhorias devem ser dirigidas para melhorar o tempo útil de equipamentos, utilizar sustentavelmente matéria prima e energia.

Outro objetivo do plano TPM – Manutenção Produtiva Total é o de integrar as atividades de seus funcionários, dando ótimas condições de trabalho por meio da manutenção do espaço, segurança e disseminação de conhecimento. Também dentro do TPM está garantida a verificação diária da qualidade de produção e maquinaria.

O que e TPM

O desenvolvimento do trabalho em equipe deve ser estimulado tanto para funcionários dos setores de fabricação quanto para os empregados nas áreas administrativas, como estipulado na TPM – Manutenção Produtiva Total. Ainda para melhorar a produtividade deve-se fazer o acompanhamento das fases da produção, do início ao fim.

Uma medida muito importante da TPM – Manutenção Produtiva Total é a educação. Para se possuir funcionários capacitados a acompanhar a linha de produção da empresa é preciso que eles sejam qualificados.

Antes de começar suas funções, os empregados devem conhecer todo o funcionamento da empresa e receber um treinamento específico para a área e função que irão desempenhar.

Vantagens da TPM – Manutenção Produtiva Total

Manutenção Produtiva Total

Além do controle de produção de sua empresa, a TPM – Manutenção Produtiva Total visa descobrir os problemas mais rapidamente e também reduzir custos com perdas e danos.

Fazendo todas essas manutenções designadas pela TPM, o empreendimento vai evitar perdas como a por quebra de maquinaria. A vistoria frequente de equipamento permite que pequenas danificações sejam rapidamente descobertas e não se tornem grandes problemas técnicos.

Equipamentos defeituosos geram produtos sem qualidade e a indústria perde em material e tempo. Também, quando uma grande máquina quebra, além dos custos com ela, a empresa também enfrenta uma parada na produção. O que a TPM – Manutenção Produtiva Total visa é amenizar esses problemas, aumentar a produção e, consequentemente, o lucro das empresas.

Etapas

Vantagens do TPM - Manutenção Produtiva Total

Para uma empresa implementar a TPM – Manutenção Produtiva Total em sua gestão ela precisa estar atenta a algumas etapas. Para aumentar a produção de seus funcionários é necessário que a mudança seja aceita e que ela comece já nos membros de alto escalão e nos funcionários dos setores administrativos.

O método precisa ser de conhecimento de todos e para isso, a apresentação teórica e o treinamento de gerentes e chefes é indispensável.

Também é preciso definir como a empresa vai controlar e gerenciar as novas medidas adotadas. As mudanças não irão acontecer rapidamente, mas as vantagens da TPM – Manutenção Produtiva Total serão observadas depois de sua total implementação e funcionamento.

Os Pilares do sistema Para que serve TPM - Manutenção Produtiva Total

GD Star Rating
loading...
TPM - Manutenção Produtiva Total, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados