Título Eleitoral: Como tirar segunda via

links patrocinados

Título Eleitoral: Como tirar segunda via

Título Eleitoral: Como tirar segunda via

O título de Eleitor é um documento obrigatório no momento da votação na constituição brasileira, o título é igualmente exigido na hora de requerer o Cadastro de Pessoa Física (CPF), também quando for se matricular em instituições educacionais como colégios e universidades e quando você for solicitar emissão ou a renovação do seu Passaporte.

Trata-se de um documento importante que dá ao cidadão o direito de exercer sua opinião e mostrar seu voto sobre a política do Brasil. Se você perdeu a primeira via do seu título de eleitor veja qual o procedimento para solicitar a 2ª via.

Como solicitar a 2ª via do Título de Eleitor

Para solicitar a 2ª via do seu título eleitoral vá até ao Cartório Eleitoral do município da sua inscrição, munido dos documentos de identificação- RG ou certidão de nascimentos, casamento ou da carteira de trabalho. Vale lembrar que o passaporte é inválido durante este procedimento, pois a nova modalidade não contém informações referentes à filiação. Leve também o canhoto de votação ou de justificação que você tem. Mas lembre-se para isso esteja em dia com a Justiça Eleitoral. Mas atenção quanto ao requerimento da 2ª via, o cartório eleitoral só permite a emissão quando os dados e endereço não precisarem de alteração.

Título de eleitor

Quando o eleitor estiver fora do município em que está inscrito, poderá solicitar a 2ª via ao juiz da Zona Eleitoral da cidade em que mora, porém o recebimento do novo título não será imediato, sendo liberado no máximo até 60 dias antes do dia da eleição.

O título de eleitor só pode ser reemitido quando é solicitado pelo cidadão titular, que deve informar o motivo, perda, furto ou roubo. Você pode também marcar a data e o horário para ser atendido no Cartório Eleitoral pelo sistema Título Net.

Fique atento, assim que notar a falta do seu título de eleitor solicite a 2ª via, pois nos períodos eleitorais ela só poderá ser solicitada no máximo em 10 antes da 1ª votação, quando houver segundo turno e quando o leitor estiver longe do seu município de votação, o prazo para entrega da remissão é de no máximo 60 dias antes do 1º turno das eleições.

Título de eleitor

Título Eleitoral é Documento Obrigatório no Brasil

Se você ainda não fez o seu título você pode solicita-lo pela internet ou em um cartório eleitoral. O documento deve ser solicitado pelo titular, não tem custo algum e é liberado imediatamente. Como é um documento obrigatório antecipe-se e faça o seu assim que possível. A lei eleitoral obriga cidadãos com mais de 18 anos e menos de 70 anos. Porém se você tem 16 anos já pode fazer o seu. Vale lembrar que em período eleitoral o eleitor deverá solicitar o documento com até 150 de antecedência da data de votação.

Se escolher solicitar o título pela internet acesse a página do TSE e coloque o local de votação desejado. No período de cinco dias vá até o cartório eleitoral e leve os documentos exigidos para a solicitação, certidão de nascimento ou a carteira de identidade, e o seu comprovante de residência.

Documento eleitoral 2ª via título de eleitor

Título Eleitoral: Como tirar segunda via

Confira um vídeo de como solicitar a segunda via do Título de Eleitor:

Pesquisar
Artigos Relacionados