Tipos mais comuns de açúcar

links patrocinados

Tipos mais comuns de açúcar

Mesmo sendo todos extraídos da cana, confira quais são os tipos mais comuns de açúcar e quais as suas diferenças.

Sobre o açúcar cristal

Tipos mais comuns de açúcar Conheça os Tipos mais comuns de açúcar

Todo o processo para conseguir os tipos mais comuns de açúcar começa da mesma forma: primeiro a cana passa por enormes marcas que a moem e retiram seu famoso caldo. Para que haja a purificação desse líquido, ele é exposto a uma temperatura maior que 100° celcius e também filtrado para que não haja bactérias ou sujeira.

No caso do açúcar cristal, um dos tipos mais comuns de açúcar, eles esperam o caldo evaporar até que sobre somente uma espécie de xarope, que passa outro procedimento de cozimento até que torne os famosos cubinhos minúsculos. Ele é o mesmo também usado para fazer aqueles cubos maiores, chamados de torrões de açúcar, apenas com a junção de certa quantidade do cristal.

Confira os Tipos mais comuns de açúcar

Tipos mais comuns de açúcar: refinado e de confeiteiro

Já o açúcar refinado é feito por meio de outros procedimentos com o cristal. Entre os tipos mais comuns de açúcar, eles adicionam algumas substâncias químicas até que o produto se torne ainda mais branco e fininho, como comumente vemos nas prateleiras dos supermercados. Uma parte ruim do refinado é que as vitaminas e minerais presentes no açúcar acabam sendo retirados pelo processo.

Outro dos tipos mais comuns de açúcar é o de confeiteiro, que pode até ser confundido com o refinado, mas é mais fino, se assemelhando a um verdadeiro pó branco e doce. É ideal para receitas mais delicadas, como é o caso do glacê, sendo feito com uma peneiração maior dos cristais com uma adição de substâncias que impedem o açúcar de uma nova junção.

Saiba os Tipos mais comuns de açúcar

Mudanças para o mascavo e orgânico

O açúcar mascavo é bem conhecido pela sua cor e sabor diferenciado, sendo que a sua principal diferença é que ele não chega ao processo de obtenção dos cristais. Entre os tipos mais comuns de açúcar, quando o caldo da cana evapora, o xarope que sobra é o açúcar bruto e mais úmido, possuindo um sabor bem mais forte. Esse é o mascavo.

Já o orgânico também pode ser confundido, já que possui uma cor escura semelhante, entretanto, ele é diferente do mascavo no gosto. Mais parecido com o cristal, sua vantagem é que em todo o processo de produção e refinamento não são adicionados nenhum tipo de substâncias artificiais, o que preserva suas vitaminas. Também está na lista dos tipos mais comuns de açúcar.

Tipos mais comuns de açúcar - saiba mais

Tipos mais comuns de açúcar: demerara e frutose

O demerara já possui um destaque maior no mercado por causa de seu preço, sendo bem maior do que o dos pacotes de cristal ou refinado. Entre os tipos mais comuns de açúcar, ele é parecido com o orgânico na parte de não receber nenhum aditivo químico. Além disso, ele também é menos refinado, o que preserva melhor seu valor nutricional.

Apesar de ser menos conhecido no mercado, o açúcar frutose também deve ser citado. Sua diferença é que a extração não vem da cana, mas de frutas e do milho, tendo um poder de adoçamento maior que o açúcar de cana, mas sem nenhuma vitamina.

Pesquisar
Artigos Relacionados