Tim Burton

links patrocinados

Tim burton

Tim Burton

Não tem como não se encantar com os filmes de Tim Burton: musicais com atmosfera gótica explícita, animações para crianças e adultos com temas como a morte e os desvios morais, releituras de clássicos antigos – o universo de Tim Burton é magnético e obscuramente encantador, pois possui conceitos que fogem ao tradicional – inserem o expectador num mundo fantástico, sem tirá-lo da realidade.

Tim Burton é um renomado e excêntrico diretor e produtor americano de filmes e animações. É conhecido por sucessos como os filmes Edward Mãos de Tesoura, Marte Ataca!, Ed Wood, Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros e A Noiva Cadáver e por alguns filmes da série Batman, por exemplo. Recentemente, dirigiu e produziu Frankenweenie, uma animação em stop-motion totalmente em 3D, que conta a história de um garoto chamado Victor Frankenstein, que perde seu cão Sparky atropelado por um carro. O Sr. Rzykruski, seu professosr de ciências, o ensina sobre a bioelectricidade, o que inspira Victor tentar ressuscitar Sparky.

A Carreira de Tim Burton

Tim Burton 2013

Com problemas de aprendizagem e com dificuldades de manter um relacionamento interpessoal proveitoso com seus colegas de escola, desde jovem Tim Burton sempre preferiu o mundo mágico dos livros sombrios de Edgar Allan Poe e os filmes de terror de baixo-orçamento, elementos estes que inspiraram sua produção cinematográfica. Outra personalidade que até hoje lhe inspira em suas obras é o diretor Vincent Price, cuja filmografia influenciaria toda a carreira de Tim Burton.

É conhecido também por grandes refilmagens do cinema, como o Planeta dos Macacos, Sombras da Noite e A Fantástica Fábrica de Chocolate, e por adaptações literárias como Alice no País das Maravilhas, grande sucesso do cinema, também editado em 3D.

Estilo

Musicais Tim Burton

O estilo de Tim Burton é uma miscelânea sombria, satírica e ao mesmo tempo bastante emocional, cujos personagens e heróis fogem ao padrão do “mocinho simpático” e da “mocinha em perigo”, sendo destacadas as personalidades com características comuns, bizarras e humanas. Mesmo os personagens infantis não seguem nem de longe o modelo Disney – Tim Burton tem um conceito próprio de arte, que encanta por sua beleza muitas vezes fúnebre. Sua intensão parecer ser dar vida e destacar a beleza contida nos aspectos bizarros da vida – ou ainda, morte e vida numa relação encarada sem artificialidades.

Outras artes de Tim Burton

Carreira Tim Burton

Tim Burton é também escritor, possui uma seleção extensa de poesias que pode ser consultada em seu site pessoal e em sites de fãs. Escreveu O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias em 1997, publicado bo Brasil apenas em 2007.

No início da carreira, Tim Burton também trabalhou como ilustrador, até mesmo em certas animações da Disney. A mistura de técnicas de animação gráfica, como stop-motion e sci-fi 9 (Nine) em seus filmes também os diferencia da maioria das grandes produções realizadas pelos estúdios americanos.

Já participou de vários de seus filmes, sempre aparecendo em poucas cenas, numa espécie de assinatura pessoal.

Curiosidades de Tim Burton

Tim Burton é casado com a atriz Helena Bonham Carter – ela participou de vários de seus filmes, como Sweeney Todd, O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, A Fantástica Fábrica de Chocolote, Peixe Grande, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e Clube da Luta.

Tim Burton tem uma amizade especial com diversos atores que dirigiu em seus filmes, como Johnny Depp e Michel Keaton, atores estes que já participaram repetidas vezes de suas produções.

Tim Burton noi cinema Obras de Tim Burton

Pesquisar
Artigos Relacionados