Texto narrativo: como fazer

links patrocinados

Texto narrativo: como fazer

A maioria dos concursos e provas para entrar na universidade exigem que o candidato escreva uma redação. A redação pode consistir em parte fundamental da pontuação conquistada, por isso ela é extremamente importante. É preciso se atentar não somente ao tema proposto, mas também ao que a prova está pedindo que você escreva. Em alguns exames, é solicitada uma dissertação. Em outros, no entanto, a prova pede que os candidatos escrevam um texto narrativo. São redações diferentes e que requerem atenção de quem escreve. Para fazer um bom texto narrativo, você vai precisar de algumas dicas, fundamentais se você deseja conseguir uma boa pontuação.

O que é um texto narrativo

O texto narrativo consiste, exatamente, em narrar um determinado acontecimento, episódio ou fato.

Texto narrativo: como fazer Como fazer texto narrativo

Para contar uma história, é preciso que alguns elementos sejam inseridos no texto narrativo. Além de saber qual é o fato, é necessário saber onde ele aconteceu, quando ocorreu, com quem e como. Desta maneira, você irá narrar o fato para o seu leitor sem que ele fique perdido na narrativa. O que predomina em texto narrativo é a ação, sendo que grande parte de seus verbos são de ação. O conjunto de tudo isso, forma a história do texto narrativo, que é chamada de enredo.

Dicas para fazer um texto narrativo

Como fazer um bom texto narrativo

Além dos elementos acima, o texto narrativo também deve ter personagens, sendo que estes que irão praticar as ações. Para isso, você deve colocar nomes nos personagens, que serão, na maioria dos casos, fictícios. Com isso, terá o narrador que conta a história feita pelos personagens. O narrador será detalhista, contando quem e como são as pessoas, o local e o tempo em que a história aconteceu. Todos esses elementos são fundamentais para que você escreva uma boa redação e conquiste a pontuação desejada, seja em uma prova de escola, em um concurso ou vestibular. Você, na forma de narrador, precisa esclarecer a história para quem está lendo.

Passo a passo para fazer um texto narrativo

Passos para escrever um texto narrativo

Os elementos são fundamentais, e você deverá inseri-los no desenrolar do texto narrativo. Você não pode se esquecer que a história deve ser contada gradativamente. Por isso, você deve fazer uma introdução, em que irá fazer apenas um início da narrativa; um desenvolvimento, e que a história será contada em todos os seus detalhes; e uma conclusão, que terá o final e desfecho da sua história. Vale a ressaltar que o texto narrativo pode ser escrito em primeira pessoa ou em terceira pessoa. Você precisa ver no enunciado da proposta da prova se ela está exigindo algo, caso contrário, poderá fazer de qualquer um dos modos.

Cuidado com a gramática no texto narrativo

Não fuja do tema e tome cuidado com a gramática

Você deve tomar cuidado para não fugir do tema proposto para a sua redação. Isso poderá ser motivo de retirada de pontos. Por isso, fique atento e controle o seu texto narrativo, dando os direcionamentos certos para que ele permaneça no tema que você se propôs a escrever. Além disso, é necessário que você fique atento as regras da gramática. O bom uso da língua portuguesa é essencial para conseguir uma boa nota em redações. Use corretamente a gramática, não se esquecendo de utilizar a pontuação necessária.

Pesquisar
Artigos Relacionados