Texto dissertativo: como fazer

links patrocinados

Texto dissertativo: como fazer

Diversos concursos públicos, provas de vestibular, exames e avaliações variadas exigem que o candidato saiba escrever. Para isso, estas provas costumam solicitar que os candidatos escrevam uma redação. Na maioria dos casos, a avaliação irá oferecer um tema e pedir que a pessoa escreva seguindo uma técnica de redação – podendo ser uma redação ou uma dissertação. A grande parte das provas pede que os candidatos escrevam um texto dissertativo, para avaliarem suas opiniões e como eles irão fazer para argumentar a respeito de um determinado tema. Para se preparar para as provas e concursos, é necessário conhecer e saber escrever um texto dissertativo corretamente.

O que é um texto dissertativo

Um texto dissertativo é aquele em que o escritor irá defender a sua ideia e posicionamento perante o tema proposto.

Texto dissertativo: como fazer Como fazer um texto dissertativo

Ao escolher qual será o seu “lado”, a pessoa que escreve um texto dissertativo irá escrever os argumentos que a fizeram pensar desta maneira, fazendo com que o leitor se sinta satisfeito com o texto e, até mesmo, possa refletir a respeito do que foi escrito. O texto dissertativo, portanto, é uma defesa de ideias baseada em uma boa argumentação. Para poder defender o seu ponto de vista, você vai precisar mostrar ao leitor os motivos que o fazem pensar desta maneira e fazê-lo se convencer de que o seu posicionamento pode estar perfeitamente correto.

Como fazer uma dissertação

Como fazer uma dissertação

Assim como em qualquer outra redação, o texto dissertativo exige da pessoa uma determinada técnica para ser escrito. A pessoa que escreve um texto dissertativo deverá ser clara ao expor os seus argumentos e defesas de um posicionamento. Por este motivo, são necessárias três partes principais em um texto dissertativo: a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Na parte chamada introdução você deverá mostrar ao leitor qual é o seu posicionamento perante ao tema que foi proposto pela avaliação. Por exemplo, se você é contra ao a favor do aborto. Nesta parte você só vai precisar apresentar o seu posicionamento, sem argumentar.

Escrevendo o texto dissertativo

Escrevendo o texto dissertativo

Após fazer a introdução, você deverá escrever o desenvolvimento do texto dissertativo, também chamado argumentação. É nesta parte que você irá desenvolver os seus argumentos para defender a sua ideia e posicionamento. No desenvolvimento você precisa tentar fazer com que o leitor se convença de que o seu ponto de vista é válido e aceitável. Para fazer isso, você precisa escrever uma boa argumentação com base em estudos e artigos que você já leu, referências de outros autores, dados comprovados por pesquisas, exemplos consistentes, ponto de vista de especialistas no assunto, entre outros. E para finalizar o seu texto dissertativo, é preciso escrever uma conclusão. Ela irá fechar a redação e deve dar o toque final, sendo coerente com o que já foi escrito no texto.

Cuidar da gramática no texto dissertativo

Atenção com a gramática

Além de usar todas as técnicas citadas acima, você deve tomar cuidado com o bom uso da gramática. Ao escrever um texto dissertativo, é preciso se atentar a este ponto, porque quem irá ler o seu texto poderá lhe tirar pontos caso encontre palavras escritas de maneira errada, erros de acentuação e também pontuação em lugares indevidos. Para melhorar a sua escrita, evitar erros de gramática e também conhecer novas palavras para acrescentar em seu texto, é imprescindível muita leitura.

Pesquisar
Artigos Relacionados