Terapia de casais: como funciona

links patrocinados

Terapia de casais: como funciona

O amor é algo que a maioria das pessoas busca. Ter alguém para compartilhar todos os momentos e dividir a vida é algo, para muitos, bastante difícil de encontrar. Em um mundo onde as coisas e atividades acontecem de maneira tão rápida e momentânea, é realmente complicado imaginar relações sólidas e que consigam ultrapassar todas as barreiras que apareçam pela frente. Para acabar com os conflitos diários e recuperar as boas fases de um relacionamento, algumas pessoas estão fazendo terapias de casais. Elas podem ser a solução, e talvez a salvação, de muitos relacionamentos que caíram na rotina e/ou casais que acreditam no amor, mas que não param um minuto sequer de reparar nas diferenças do outro.

O que é preciso para começar a terapia de casais

Antes de qualquer coisa, é preciso que os dois estejam querendo fazer a terapia de casais.

Terapia de casais: como funciona Como funciona a terapia de casais

Assim, o primeiro passo para que o procedimento possa ter sucesso é que ambos se entreguem e se proponham a fazer a terapia de casais. Depois disso, é importante, também, que o casal esteja disposto a aceitar e realizar as mudanças. É o momento do casal mudar totalmente o modo como estava se relacionamento, para que as coisas comecem a melhorar. A vontade de recomeçar o relacionamento é fundamental para que a terapia de casais possa dar certo. Se o casal já começa com o pensamento negativo, não adianta nem frequentar a terapia.

Terapia de casais

Como funciona a terapia de casais

Primeiramente, é feita uma análise na terapia de casais, em que cada membro da relação avalia a sua responsabilidade no processo. É muito comum que os parceiros apontem os defeitos dos outros, afirmando que para que o relacionamento possa ir adiante, é preciso que somente o outro mude. É preciso que os dois lados possam assumir a sua parcela de culpa para que a relação tenha chegado a este ponto, a fim de terem ido procurar ajuda na terapia de casais. Desta maneira, as mudanças não serão apenas no modo de pensar, mas também no de agir, levando o casal a se redescobrir e continuar com a relação.

Casais em terapia

Entender o que o outro diz e dialogar mais

A terapia de casais fará com que as pessoas conseguiam conversar e também se entender, o que é fundamental. Para que isso acontece, o terapeuta irá ajudar sendo quase como um intérprete. Ele irá “traduzir” o que o outro está dizendo quando o parceiro entender de outra maneira, ou simplesmente não compreender o que foi dito. O relacionamento já vai começar a melhorar a partir do momento em que o diálogo saudável voltar para a vida deste casal. Saber conversar com o outro é imprescindível para que exista cumplicidade e parceria em um relacionamento.

Casais em terapia

Não deixe que as mágoas acumulem

Para que uma terapia de casais tenha sucesso, é importante, também, que as pessoas envolvidas não guardem mágoas uma das outras. É preciso buscar ajuda através da terapia de casais o mais cedo possível, caso ainda exista sentimento entre o casal. Caso isso não aconteça, as mágoas e ressentimentos só aumentam, e a convivência com a outra pessoa se torna cada vez mais insuportável. Com ajuda, esforço e dedicação, é possível conseguir retomar o relacionamento e, até mesmo, torná-lo ainda melhor.

Pesquisar