Terapia Comportamental
A terapia comportamental é uma área ligada à psicologia moderna e tem como base fundamental a análise do comportamento do individuo para assim poder atuar de forma terapêutica. A terapia comportamental é uma área fundamentada em estudos científicos e é ensinada nos cursos superiores de graduação em psicologia em todo o Brasil. O terapeuta comportamental, ou analista comportamental, apura a interação do indivíduo em relação ao meio que vive, e esse método é o instrumento principal intervencionista usado para melhorar a relação do indivíduo consigo mesmo e com as pessoas com quem convive. Dessa forma, em suma, a terapia comportamental busca ajudar o indivíduo a enfrentar seus problemas a nível psicológico.
Terapia Comportamental: Behaviorismo Radical
A ciência que apóia a terapia comportamental está fundamentada sob o conceito do Behaviorismo Radical, isto é, o conceito de que o comportamento é um fator determinante para possibilitar o estudo de caso e acontece de forma ordenada dentro dos contextos. Segundo o Behaviorismo Radical esse tipo de estudo pode ser aplicado tão bem quanto a qualquer outro assunto dentro das áreas de ciências naturais. Esse tipo de corrente requer que o terapeuta comportamental descubra, junto com o paciente, se aprofundando em seu mundo, quais são os eventos cuja influência direta se manifestará em seu comportamento. Então, para a terapia comportamental interessa compreender o universo do paciente e o meio como influenciador para seu quadro comportamental.
Doenças tratadas pela Terapia Comportamental
Muitas doenças podem ser tratadas por meio da terapia comportamental, sendo que todas as patologias estão ligados ao nível psicológico do indivíduo que precisa de ajuda. Doenças como depressão, síndrome do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, fobias em geral são alguns dos problemas que podem ser enfrentados por meio da terapia comportamental. No caso de depressão, por exemplo, o terapeuta comportamental deve analisar o que o ambiente em que o sujeito vive produz para que ele se mantenha depressivo.
A depressão é tão séria que em casos profundos pode levar à pessoa a morte. Normalmente o indivíduo depressivo quer ficar só, não gosta de sair muito menos freqüentar ambientes agitados, não quer trabalhar, estudar, etc. Cabe ao psicólogo então descobrir onde tudo começou, perceber o histórico, para chegar ao cerce do problema do paciente e tentar ajudá-lo.
Instituto de Análise de Comportamento
Em Curitiba, capital do Paraná, existe um Instituto de Analise de Comportamento o qual oferece consultas clínicas a pacientes e também produz algumas publicações científicas além de dar cursos na área de análise comportamental. Três profissionais renomados formados em psicologia fazem o atendimento no Instituto, que fica na rua Padre Anchieta, bairro Bigorrilho.
O instituto mantém um blog, um site e uma página na rede social Facebook na internet.
O surgimento do termo
O termo terapia comportamental foi inaugurado no ano de 1953 pelo norte americano B.F. Skinner, no entanto o termo também já vinha sendo cunhado por Lazarus e Wolpe, na África do Sul e por Eysenk e Rachman, na Inglaterra. Os diferentes grupos que defendiam seus estudos, no entanto, mantinham diferentes nuances de interpretação e conceito para a terapia comportamental.