Symbian

links patrocinados

Symbian

Symbian

Fundado em 1998, o Symbian é um consórcio de empresas de telefonia móvel, responsável pela criação e desenvolvimento do sistema operacional que leva seu nome. O Symbian possui suporte para dispositivos como a câmera digital dos celulares, transferências po bluetooth, conexão em rede e várias outras funções.

História

Quando foi criada, a Symbian desenvolvia sistemas operacionais para os antigos handhelds, ou palmtops. Nesta época, a Symbian era administrada pelas empresas Nokia, Motorola, Ericsson e Psion. Com a popularização dos celulares, os palmtops começaram a cair em desuso, e a Symbian voltou sua atenção para este novo mercado.

Atualmente o Symbian pertence à Nokia, mas qualquer empresa pode licenciar o produto para utilizá-lo em seus aparelhos. Outras empresas, como Panasonic, Sony Ericsson e Samsung possuem algumas ações da Symbian.

Características

O Symbian é um sistema operacional extremamente dinâmico, podendo ter uma interface simples, monocromática, ou um sistema completo com excelentes gráficos, como é o caso dos smartphones mais modernos. Portanto, é difícil definir o que é, exatamente, a interface deste sistema.

O Symbian possui muitas vantagens. Uma delas é o preço, cerca de U$4 por aparelho, o que permite que ele seja instalado sem encarecer o celular. O sistema operacional também possui recursos para gerenciamento do aparelho quando já pouca bateria.

Outras vantagens são a estabilidade do sistema, bem superior à dos principais concorrentes, o bom gerenciamento de dispositivos como memória RAM e processador, transferência segura e armazenagem de dados. A principal vantagem, entretanto, é a possibilidade de instalação de softwares de terceiros. Milhares de pessoas desenvolvem jogos e aplicativos para o Symbian, além de desenvolver melhorias para o próprio sistema.

Jogos e aplicativos

Existem páginas na Internet dedicadas ao Symbian, como a Symbian Brasil, por exemplo. Lá é possível encontrar diversos programas para instalar em seu celular, totalmente gratuitos. Para saber se o seu aparelho possui o Symbian como sistema operacional, consulte o manual ou o site do fabricante.

Symbian Apps

Symbian Apps

Se você é ligado em tecnologia, provavelmente já teve contato ou já ouviu falar do Symbian. O Symbian é um sistema operacional criado especificamente para celulares, ou seja, ele é responsável por gerenciar todas as funções do aparelho.

Ele foi criado por um conjunto de marcas de aparelho, como a Nokia Siemens, Samsung, Sony Ericsson e Panasonic, embora muitas dessas marcas já o tenham substituído por outros sistemas operacionais mais recentes.

Apesar de bem mais antigo do que sistemas operacionais famosos no mercado de hoje (como o Android, por exemplo), o Symbians passou por constantes evoluções, que o mantinham sempre atualizado e compatível com o mercado.

Diferencial do Symbian

O Symbian se diferencia de outros sistemas operacionais para celular porque foi projetado com base em cinco pontos-chave exclusivos: dispositivos móveis pequenos, mercado maciço, conectividade sem fio intermitente, diversidade de produtos e uma plataforma aberta para desenvolvedores independentes de software.

Em outras palavras, o Symbian veio para agradar tanto aos desenvolvedores – que podem cooperar com o desenvolvimento do Software -, quanto para os usuários, já que vem com uma série de facilidades. Ele trabalha com padrões abertos e emergentes, como J2ME, Bluetooth, MMS, SyncML, IPv6 e WCDMA.

Aplicativos

Parte da evolução do Symbians foi desenvolver apps, ou seja, aplicativos para serem instalados no celular e aperfeiçoarem e diversificarem as funções do aparelho. Todos eles estão disponíveis no site oficial da Symbians para download, e eles vem com uma breve explicação prévia sobre as funções do app.

Alguns dos apps mais interessantes disponíveis lá são o Universal Remote Control, que transforma seu aparelho celular em um controle remoto para qualquer TV, o Organizador Pessoal Papyrus, que facilita sua vida e não te deixa esquecer dos compromissos, o Ultimate Voice Recorder, que melhora as funções do gravador de áudio, o Kaspersky Antivírus (que torna sua conexão com a internet bem mais segura), o Oxford Dictionary (em vários idiomas) e o Turbo MSN, que funciona quase como um “Plus”, só que para celulares.

Pesquisar
Artigos Relacionados