SVMA Depave

links patrocinados

SVMA Depave

SVMA Depave

A SVMA (Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente) é um órgão da prefeitura da capital paulista criado em 1993. Suas diversas atribuições têm como objetivo planejar e coordenar uma série de atividades em São Paulo, que visam a defesa e a preservação do meio ambiente. A SVMA é responsável por definir quais métodos serão utilizados para reduzir a degradação ambiental em todo o território da capital.

Departamentos

A secretaria atua em conjunto com órgãos do governo federal e organizações voltadas para o meio ambiente. Para tal, a SVMA possui toda uma estrutura administrativa dividida em sete departamentos, como Administração e Finanças (DAF), Controle de Qualidade Ambiental (Decont), Participação e Fomento a Políticas Públicas (DPP) e o Depave – Departamento de Parques e Áreas Verdes.

O Depave

O Depave é um dos departamentos mais importantes na estrutura administrativa da SVMA. Sua responsabilidade é criar e administrar novas áreas verdes e parques na capital paulista. O Depave atua em todas as etapas destes processos, do planejamento das áreas à produção de mudas, além dos trabalhos voltados para a preservação da fauna silvestre de São Paulo.

O que é SVMA Depave

Entre suas atribuições está também a orientação a outros órgãos da SVMA e da própria Prefeitura, através de consultoria e suporte técnico. Sempre que houver uma obra pública com possibilidade de causar impacto ambiental, será de responsabilidade do Depave analisar e emitir laudos sobre o local, além de auxiliar na busca por soluções que minimizem os impactos ambientais.

A qualidade do ar é, há anos, uma das maiores preocupações da capital paulista. Neste sentido, a SVMA atua em diversos setores, buscando reduzir a emissão de poluentes. Isso é feito, por exemplo, através da chamada Inspeção Veicular Ambiental, que tem como objetivo reconhecer quais automóveis da cidade não estão de acordo com normas ambientais.

Depave SVMA

Atendimento veterinário

Com o crescimento desenfreado da capital paulista, os poucos animais silvestres que sobraram na região precisam de atenção redobrada. Por isso, foi criado em 1993 o Depave-3, local onde são prestados atendimentos veterinários a animais silvestres, que geralmente são levados até lá por moradores, pelo Corpo de Bombeiros ou até mesmo pelo Ibama.

Quando necessário, estes animais passam por uma reabilitação, para serem posteriormente soltos na natureza. Quando isso não é possível, os animais são levados a criadouros autorizados a lidar com animais silvestres.

Detalhes

Para conhecer mais detalhes sobre a atuação do Depave, acesse a página da Prefeitura de São Paulo e selecione a opção “Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente”. Na página é possível saber mais sobre os parques da capital paulista, a fauna silvestre ainda presente na cidade e as unidades de conservação presentes em São Paulo.
A página da SVMA também oferece uma série de relatórios sobre áreas contaminadas na capital paulista e os trabalhos realizados para buscar a melhoria destas regiões. A SVMA, através do Depave, atua nestas áreas através de monitoração e remediação. Resolvido o problema, os locais são considerados reabilitados, podendo novamente se destinar a um uso específico. O relatório destas áreas é atualizado anualmente.

Secretaria SVMA Depave Preservação SVMA Depave

Vídeo SVMA Depave

Confira um vídeo sobre a SVMA Depave

Pesquisar
Artigos Relacionados