Substituindo o uso de analgésicos no combate à dores crônicas

links patrocinados

Substituindo o uso de analgésicos no combate à dores crônicas

Ter uma dor mais forte nas pernas ou aquela fisgada nas costa uma vez ou outra, não deve ser um motivo de preocupação. Mas, se a dor tiver a intensidade aumentada e o incômodo persistir é muito importante procurar a ajuda de um especialista na área para buscar a origem do problema e para principalmente controlar o consumo de analgésicos, evitando dessa forma algum tipo de dependência a este tipo de medicamento.
A adoção de hábitos saudáveis e um tratamento especializado em dor crônica ajudam o corpo a diminuir a necessidade de medicação e a relaxar.

Praticando atividades e exercícios físicos

Uma boa maneira de substituir o uso de analgésico é praticando atividades físicas. Muitas vezes, as dores pelo corpo acaba atrapalhando a prática de atividades físicas, e a falta deles por sua vez, acaba piorando as dores pelo corpo.

Substituindo o uso de analgésicos no combate à dores crônicas Dor de Cabeça

Mas, os exercícios físicos não precisam ser praticados apenas em academias. O yoga, a dança, as caminhadas ao ar livre, o tai chi chuan e até mesmo os afazeres domésticos são ótimas alternativas de atividades que ajudam na melhora do condicionamento físico. Isso porque ao praticar este tipo de atividade, o corpo libera endorfina, uma espécie de analgésico natural do organismo que oferece um sensação de bem-estar e de relaxamento.

Dores crônicas

Confira mais

O ideal é que você pratique algum tipo de atividade física pelo menos três vezes por semana por pelo menos meia hora. Em pouco menos de dois meses você se sentirá mais bem disposto e com menos dores, diminuindo assim o uso de analgésicos.

Combate à dores crônicas

Relaxando

Outro meio de substituir o uso de analgésicos no combate à dores crônicas é através do relaxamento. Os exercícios respiratórios, o alongamento e a meditação ajudam a relaxar a musculatura do corpo, a acalmar a mente e ainda ajuda a ganhar consciência corporal, evitando dessa maneira esforços desnecessários para as articulações e para os músculos.

Substituindo o uso de analgésicos no combate à dores crônicas - saiba mais

Alimentando-se bem e evitando o consumo de álcool

Dormir bem e evitar o consumo de álcool é outro meio que lhe ajudará a substituir o uso de analgésicos no combate à dores crônicas. Apesar de ser uma crença popular onde muita gente acredita que beber uma cerveja ou que tomar um cálice de vinho antes de dormir acaba deixando o sono mais tranquilo e relaxado, o álcool provoca uma espécie de micro despertadores no corpo que impede que o sono mais profundo chegue. Quem relaxa mais, descansa mais e dorme bem, acaba sentindo menos dores.

Outra forma de substituir o uso de analgésicos no combate à dores crônicas é mantendo uma alimentação balanceada e equilibrado. Este hábito é importante porque além de prevenir a obesidade e o sobrepeso, protege as articulações do desgaste e das dores causadas pelo excesso de peso. Vale ressaltar ainda que este hábito é importante porque muitos dos alimentos que consumimos no nossos dia a dia possuem substâncias anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam no combate à dor.

Pesquisar
Artigos Relacionados