Substituindo o Açúcar por Alimentos Saudáveis

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Substituindo o Açúcar por Alimentos Saudáveis

Doces, tortas, bolos, sobremesas diversas e sorvetes, são algumas das guloseimas que levam na receita muito açúcar, considerado o grande vilão de uma alimentação saudável. Isso porque, apesar de proporcionar sabor agradável, o açúcar refinado ou branco não possui quantidades significativas de nutrientes. Além disso, o açúcar ainda leva em sua composição diversos aditivos químicos, por causa do processo de industrialização ao qual é submetido. Pode-se afirmar que o açúcar é tão perigoso quanto o cigarro e o álcool, por isso, seu consumo também deve ser controlado. Segundo cientistas, o açúcar é o grande responsável por graves problemas de saúde, que vão além da diabetes e da obesidade, como a alteração no fígado, elevação de triglicérides e hipertensão arterial.

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Substituindo o Açúcar por Alimentos Saudáveis Alimentos Saudáveis

Uma boa opção para manter a saúde em dia sem tirar o sabor adocicado da sua alimentação diária é substituir o açúcar por adoçantes, sejam eles naturais ou químicos. Além disso, os adoçantes conseguem agregar à alimentação um valor nutricional. Vale ressaltar, que o excesso do uso de adoçantes também deve ser evitado, já que eles podem ativar os receptores da glicose no nosso intestino, aumentando a quantidade de gordura no tecido adiposo e a taxa de glicemia.

Açucar

Substituindo o açúcar por stévia ou Acessulfame-K

A Stévia é uma planta de origem indiana. Os adoçantes feitos com essa planta são considerados os mais saudáveis, já que não causam nenhum tipo de alteração na taxa glicêmica e é de origem natural. Além disso, a stévia é capaz de adoçar cerca de 3 vezes mais do que o açúcar branco e refinado, sem adicionar qualquer taxa de caloria. Outra boa dica é utilizar o adoçante Acessulfame-K, derivado do potássio. Pode-se dizer que este tipo de adoçante é capaz de adoçar até 200 vezes mais do que o açúcar refinado e ainda pode ser adicionado à bebida e a comida.

Confira Substituindo o Açúcar por Alimentos Saudáveis

Açúcar mascavo, açúcar orgânico e açúcar demerara

Uma boa opção de substituição do açúcar branco ou refinado é utilizar o açúcar mascavo. É claro, que ele deve ser utilizado apenas por pessoas que não possuam diabetes. Apesar de poder ser utilizado da mesma maneira que o açúcar refinado, o açúcar mascavo deve ser usado com moderação porque possui calorias. Para evitar contaminações, opte na hora da sua compra por produtos embalados, sem esquecer de conferir o prazo de validade e os dados do lote. Já o açúcar orgânico é considerado um alimentos mais nutritivo do que os demais, já que ele é processado e cultivado sem a utilização de aditivos químicos. Vale ressaltar que o açúcar orgânico aumenta a taxa de glicemia e por isso deve ser usado com moderação. O cristal dourado, também chamado de açúcar demerara pode ser uma boa opção de substituição do açúcar refinado, já que ele também não recebe nenhum tipo de aditivo químico.

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Mel

Outra boa opção para substituir o açúcar branco ou refinado é o mel, fonte de vitamina B, de carboidratos e de minerais. Além disso, o mel tem ação bactericida e antifúngica. Mas atenção, por ter um alto valor de calorias, ele também deve ser consumido com moderação.

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