Sintomas sinusite

links patrocinados

Sintomas sinusite

Sintomas Sintomas

A sinusite é uma inflamação nas mucosas dos seios da face, ou seja, aquela região da bochecha, cavidade dos olhos e do nariz.

Seios da Face

São os seios da face que dão ressonância à voz, aquecendo e umidificando também o ar inspirado, processo que diminui o peso do crânio e facilita sua sustentação. O revestimento dos seios é mucoso, parecido com revestimento nasal, e é coberto por cílios que vibram, levando para o nariz corpos estranhos que precisam ser eliminados. Absorve também o impacto do espirro, a representação maior da força do corpo humano. Vale citar que os seios da face têm quatro subgrupos, que consistem em: Seio Frontal – fica na parte posterior dos cílios, formando a parte dura da testa; Seio Maxilar – é o que abrange maior parte de rosto, ocupa praticamente toda a maxila, e acaba na pirâmide nasal, ou seja, a parte de baixo do nariz; Seio etmoidal – é o que fica na base do nariz, perto da testa; Seios Esfenoidais – é do centro do crânio, bem no meio da testa.

Sintomas

A sinusite pode ser dividida em dois grandes grupos. Pode ser aguda ou crônica.

Um dos primeiros sintomas da sinusite aguda é a dor de cabeça, mais especificamente no seio que estiver inflamado. A dor geralmente é forte, aparecendo em forma de pontadas, de pulsação, de peso na cabeça ou como sensação de pressão. Em grande parte dos casos, há obstrução nasal, com secreção que pode inclusive vir com sangue, o que dificulta a respiração.

Quais os Sintomas sinusite

A sinusite também pode trazer febre, cansaço, tosse, dores musculares, coriza, e até mesmo perda de apetite.

A sinusite crônica apresenta praticamente os mesmos sintomas da sinusite aguda, o que pode mudar é a intensidade. Pode ocorrer ausência de dor nos seios da face e ausência de febre. O sintoma que predomina é a tosse, geralmente noturna, que aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte de trás das fossas nasais, irritando as vias aéreas, o que dispara o mecanismo da tosse. Pela manhã a tosse aparece com bastante intensidade, mas pode até desaparecer durante o dia.

Recomendações

Esse período de inflamação pode vir a ser realmente dolorido e incômodo, já que estar febril atrapalha praticamente todas as atividades rotineiras. Sendo assim, selecionamos algumas recomendações para prevenir e para medicar a sinusite.

O que é sinusite

Em primeiro lugar, evite o ar condicionado. Ele resseca as mucosas e dificulta o processo de expelir as secreções, além de acumular e disseminar fungos, o que contamina os seios da face.

O vento gelado batendo diretamente no rosto também facilita o processo inflamatório, já que fica mais difícil para aquecer o ar.

Quando a sinusite estiver “atacada” o uso de inalações com soluções salinas (1l de água fervida com uma colher de chá de sal e uma de açúcar), soro fisiológico ou vapor de água tornam a secreção mais úmida, o que facilita a excreção.

E como sempre, beber bastante líquido torna mais difícil que as inflações, como a sinusite, se instalem, e se propaguem.

Como combater a sinusite Sintomas sinusite

Vídeo Sintomas sinusite

Confira um vídeo sobre a sinusite

Pesquisar
Artigos Relacionados