Simulados da UFRJ

links patrocinados

Simulados da UFRJ

Simulados da UFRJ

Sobre os Simulados da UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é uma das instituições de ensino superior mais importantes do país.

Cursos oferecidos pela UFRJ

Para o ano que vem, serão oferecidas mais 592 vagas nos 14 cursos inéditos da URFJ. Para conhecer todos os cursos oferecidos pela UFRJ, é só acessar a página da instituição, que disponibiliza um espaço exclusivo aos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior.

Quem quiser estudar em um dos cursos oferecidos pela UFRJ precisa se ligar nas alterações do vestibular 2010. O concurso de acesso para o ano que vem será realizado em duas etapas.

Etapas de provas da UFRJ

A primeira etapa são os 180 itens das provas objetivas das quatro áreas do Novo Enem, a ser realizado nos dias 3 e 4 de outubro de 2009; a segunda etapa, a ser realizada nos dias 9 e 10 de janeiro de 2010, será composta de cinco provas discursivas: Língua Portuguesa e Literatura brasileira, Redação e 3 provas de disciplinas específicas para o curso pretendido.

Na página da internet da instituição é possível encontrar as provas aplicadas nos anos interiores. Assim como a realização dos simulados da UFRJ, essa é uma ótima forma de testar seus conhecimentos e se preparar para a prova do vestibular da instituição.

Simulados da UFMG

Simulados da UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das instituições de maior renome no Brasil. Localizada em Belo Horizonte, é a maior universidade de Minas. A Universidade também possui campi na cidade de Montes Claros.

Fundada em 1927, com o nome de Universidade de Minas Gerais, ela na verdade foi uma junção de quatro escolas de ensino superior da época na cidade: Faculdade de Direito, Escola Livre de Odontologia, Faculdade de Medicina e Escola de Engenharia (todas com fundação anterior a 1912).

É possível destacar que esses também são os cursos que deram base à formação de qualidade da UFMG, já que estavam anteriormente estabelecidos e já tinham mais fama, atraindo pessoas diferentes para a instituição a partir dessa boa imagem. Dados de 2010 ajudam a mapear a realidade da Universidade: aproximadamente 1,5 milhão de orçamento anual, mais de 49 mil estudantes, sendo 30 mil apenas de graduação, 2.743 docentes. Atualmente, são oitenta cursos de graduação, sendo cinco à distância. A UFMG também conta com mais de 800 grupos de pesquisa e mais de cem grupos de extensão.

Alguns ex-alunos famosos que passaram pela UFMG e suas graduações: Carlos Drummond de Andrade (Farmácia), Guimarães Rosa (Medicina), Fernanda Takai (Comunicação Social), Samuel Rosa (Psicologia), Tancredo Neves (Direito), Juscelino Kubitschek (Medicina).

Vestibular UFMG

Até 2009, o vestibular da UFMG e o processo seletivo era divido em duas fases. Na primeira, o teste era aplicado em mais de quinze cidades do estado e a segunda era exclusiva para as cidades com os campi da UFMG (Belo Horizonte e Montes Claros).

Em 2010, entretanto, com as propostas feitas pelo Governo Federal de substituir nacionalmente o vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a UFMG acabou fazendo algumas mudanças. A principal delas é a eliminação da primeira fase, começando a valer o ENEM no lugar dela. A segunda fase foi mantida, embora não conte mais com a redação, pois a prova do ENEM já possui esse tipo de avaliação.

Dados sobre o vestibular 2012: No total foram 61.578 inscritos o número de 6.670 de vagas disponibilizada. Com isso, a média da relação candidato/vaga ficou pouco acima de 9. Os cursos mais disputados foram Medicina, com 50 candidato/vaga, Engenharia Química, com 23 candidato/vaga, Comunicação Social – Publicidade, com 18 candidato/vaga e Engenharia Civil, também com 18 candidato/vaga.

Simulados

Com uma disputa tão grande para conseguir uma vaga na UFMG, o aluno deve se preparar bastante. Isso inclui uma rotina de estudos diária, além das horas escolares. É importante destacar que o candidato deve se dedicar igualmente para todas as áreas, já que o teste envolve inclusive os campos que o aluno não pretende estudar no curso superior – é dessa forma que você pode conseguir pontos extras, já que os outros candidatos podem não ter tanto interesse.

Os simulados em diferentes sites da internet com questões da UFMG pode ser uma dica, já que assim você fica mais por dentro do perfil da prova (que varia de acordo com a instituição). Além disso, inclua conhecimentos também sobre a prova do ENEM, já que ganhou um peso muito maior agora do que antes de 2010.

Fotos

Confira Fotos dos Simulados da UFMG:

Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade Federal de Minas Gerais
Simulados UFMGSimulados UFMG
Campus UFMGCampus UFMG

Pesquisar
Artigos Relacionados