Simulação de Aposentadoria por Tempo de Serviço

links patrocinados

Simulação de Aposentadoria por Tempo de Serviço

Simulação de Aposentadoria por Tempo de Serviço

A aposentadoria por tempo de serviço é um direito de todo cidadão brasileiro que tenha contribuído com o INSS. Depois de determinado tempo de contribuição o cidadão tem o direito de se aposentar e receber o salario pelo qual contribuiu. A aposentadoria, porém, requer uma idade mínima, que varia de acordo com o sexo da pessoa.

O homem que deseja se aposentar por tempo de trabalho precisa ter pelo menos trinta e cinco anos de contribuição e ter cinquenta e três anos de idade. Já a mulher que deseja se aposentar por tempo de trabalho necessita ter contribuído por pelo menos vinte e cinco anos com a previdência e ter pelo menos quarenta e oito anos de idade.

O sistema funciona a partir da tabela progressiva, que serve para pessoas inscritas a partir do ano de 1991. A tabela progressiva pode ser consultada no site do Ministério da Previdência, assim como, também, pode ser feita a simulação da aposentadoria por tempo de serviço no site do Ministério da Previdência.

Ministério da Previdência

No site do Ministério da Previdência vá até a opção “Calcule sua Aposentadoria” lá estará disponível o link que faz a simulação da contagem de tempo de contribuição de trabalhadores da iniciativa privada, servidores publico possuem um método diferenciado de aposentadoria, por isto a contagem também é diferente.

Ao abrir o link de Simulação da Contagem de Tempo de Contribuição a pessoa é automaticamente transferida para o portal do Sistema Integrado de Benefícios. Lá ele precisa inserir todos os períodos de vínculos e todas as contribuições feitas junto à Previdência Social. Nesta simulação apenas o tempo que foi de contribuição comum aparece no calculo.

Também é necessário inserir o numero do PIS e digitar os números que aparecem embaixo para poder dar continuidade a simulação do calculo de tempo de contribuição. Na sequencia é só clicar no quadrado afirmando estar ciente que se trata apenas de uma simulação e que não possui nenhum valor documental esta simulação.

Simulação do valor

No site do Ministério da Previdência Social também é possível fazer a simulação do calculo do valor do beneficio a ser recebido. Neste caso o interessado é levado até uma pagina onde deve preencher um formulário para que o valor possa ser calculado.

 

Consulta Aposentadoria INSS

Consulta Aposentadoria INSS

Sobre a Consulta Aposentadoria INSS

O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, é a autarquia pública responsável pelo recebimento das contribuições para a manutenção do Redime Geral da Previdência Social. Ainda é o órgão responsável pelo pagamento da aposentadoria, auxílio-acidente, auxílio-doença e pensão por morte. Que é sua responsável é o Governo Federal do Brasil e está vinculado ao Ministério da Previdência Social. Quem faz a parte de processamento de dados para a Previdência é a empresa Dataprev.

Ministério da Previdência Social

O Ministério da Previdência Social foi criado pela lei nº 6.036 do dia 1º de maio de 1974. Ele foi desmembrado de outro Ministério, o do Trabalho e Previdência Social. O Atual Ministro da Previdência Social é o jornalista e advogado, além de ser político, senhor Garibaldi Alves Filho do partido PMDB.

Dataprev

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, Dataprev, é uma empresa pública do Brasil. Ela é a responsável pelo processamento de dados sociais do Brasil. Sua sede está localizada no Distrito Federal, mas possui unidades em todos os estados da federação. A divisão das unidades podem ser feitas entre regionais e de atendimento.

As unidades que localizam os computadores de grande porte da Dataprev estão localizados nas sedes das Regionais de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Ali, estão computadores de última geração capazes de processar um grande número de dados como é o caso da Previdência Social. A maior cliente da empresa é o INSS. Assim como esse, a Dataprev também está subordinada ao Ministério de Estado da Previdência Social.

Ainda exitem cinco unidades de desenvolvimento de software nos estados do Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina e em São Paulo, este chamado de Unidade de Desenvolvimento de Software Livre. Uma das curiosidades da empresa e que também serve de orgulho para a mesma é o fato de nunca desde que assumiu a função de ter atrasado os pagamentos dos benefícios. Ela possui hoje o maior banco de dados da América Latina.

Consulta Aposentadoria

Através do site do Ministério da Previdência Social, é capaz de fazer uma consulta para saber sobre sua aposentadoria. Para quem interessar basta entrar no site e procurar por “calcule sua aposentadoria (simulação)”.

No local terá duas alternativas para trabalhadores da inciativa privada. A primeira é uma simulação da contagem de tempo de contribuição, e a segunda é uma simulação do valor do benefício de acordo com a lei nº 9.876 de 29/11/1999.

GD Star Rating
loading...
Simulação de Aposentadoria por Tempo de Serviço, Nota: 5.0 de 5 com 9 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados