Símbolos Natalinos

links patrocinados

Símbolos Natalinos

Símbolos Natalinos

Sobre os Símbolos Natalinos

Na época de Natal, todos ficamos mais sentimentais, pensando na família, tendo atitudes positivas e generosas e admiramos os símbolos natalinos, como o presépio, a guirlanda, a árvore de Natal, etc. Mas cada um deles tem um significado.

O Natal é uma das épocas simbólicas mais importantes do ano. Talvez por ser fim do ano, tempo de férias, em que as famílias ficam reunidas. E é importante que todos saibam o que quer dizer cada símbolo, o que ele representa e porquê ele está inserido no Natal.

Símbolos Natalinos: Coroa do Advento

A Coroa do Advento é formada por ramos de pinheiro ou cipreste. É sinal de esperança e de vida, porque é verde. Já se tiver uma fita vermelha, significa também o amor de Deus que está em todas as coisas e em todas as pessoas. Mas também simboliza o nosso amor, que está sempre esperando o nascimento do Filho de Deus.

A Coroa também tem quatro velas, que representam os quatro domingos do advento. A cada um que passa, acende-se uma vela e todas devem estar acesas no último domingo. O significado é de que todos devemos ter fé e manter acesa a esperança em Deus.

Símbolos Natalinos: Presépio

Um dos símbolos natalinos mais comuns é o presépio, que foi introduzido por São Francisco de Assis no século XII. Ele relembra o nascimento do menino Jesus e faz-nos relembrar sobre este acontecimento, além de nos mostrar que devemos sempre ser gratos, já que Jesus não hesitou em nascer em uma manjedoura para nos salvar.

Símbolos Natalinos: Árvore de Natal

A árvore é um dos símbolos mais bonitos e representativos do Natal. Ela simboliza nada mais, nada menos, que o reino de Deus. Quando ela está iluminada, ela lembra que Cristo é a luz do mundo. Já o pinheiro simboliza a vida e a graça, por enfrentar diversas adversidades (como diferenças de temperatura). O verde, por sua vez, é a esperança da vida eterna.

Símbolos Natalinos: Pão Celeste

O pão celeste é como uma hóstia e é usada na hora da ceia, na vigília do Natal. Este ritual relembra toda a festa bíblica da libertação e demonstra a solidariedade que as pessoas devem ter umas com as outras.

Símbolos Natalinos: Ceia

É o banquete eterno, momento este em que toda a família reúne-se para celebrar a vida de Cristo. A vela acesa colocada no centro da mesa simboliza o Cristo que une a todos e que é a luz de todos.

Símbolos Natalinos: Estrelas

Os magos que procuravam o local de nascimento de Jesus eram guiados por uma estrela. As quatro pontas representam as quatro direções existentes (Norte, Sul, Leste e Oeste), de onde os homens vêm para encontrar a luz de Deus.

Símbolos Natalinos: Velas

As velas são a presença de Cristo no mundo. É a renovação da fé e da crença em Deus e em Jesus.

Símbolos Natalinos: Bolas Coloridas

As bolas coloridas colocadas na árvore de Natal significam o fruto da vida, que é Jesus. São os dons que a vinda do Filho de Deus trouxe para os homens.

Símbolos Natalinos: Presentes

Apesar de parecer somente um lance comercial, os presentes significam que o presente máximo é o dom de Deus.

Símbolos Natalinos: Cartões de Natal

Eles devem ser enviados somente para os amigos verdadeiros, porque provêm da vontade dos homens de se comunicarem e de partilharem as suas vidas com as pessoas que amam.

Pesquisar