Shiatsu – Benefícios para a saúde

links patrocinados

O que é o Shiatsu

O Shiatsu é uma técnica de movimentos de massagem e pressão sobre pontos específicos no corpo humano para estimular outras áreas e órgãos vitais para seu funcionamento. Esta técnica veio do Japão e foi desenvolvida entre os séculos XIX e XX. No Brasil, o Shiatsu recebeu a devida importância apenas em 2011 quando foi criada a Associação Brasileira de Shiatsu. Mesmo assim, há diversos profissionais atuando no país e a técnica vem sendo difundida ano após ano para diversos fins.

Quais benefícios do Shiatsu para a saúde

Shiatsu - Benefícios para a saúde Shiatsu - Benefícios para a saúde

Antes de qualquer coisa, é importante afirmar que o Shiatsu traz um relaxamento ímpar para o corpo humano. Isso porque os movimentos feitos são como massagem e a primeira impressão é o relaxamento. Além do relaxamento, existem outros benefícios do Shiatsu para saúde, que inclui a melhora na respiração, circulação, digestão e outras funções básicas do organismo.

O estímulo de algumas regiões específicas do corpo por meio da pressão exercida pelos dedos do técnico faz com que pontos importantes do corpo sejam ativados. Por isso, um benefício do Shiatsu para a saúde é o bem estar mental, sendo que para isso é necessário estimular um ponto específico da pessoa.

Os benefícios do Shiatsu para a saúde são comprovados?

Shiatsu - Benefícios para a saúde

A experiência de pessoas que passaram por sessões de Shiatsu mostra que ele realmente funciona para o que se propõe a fazer. O sistema de meridianos é realmente complexo e organizado e significa que para cada órgão do corpo, existe um ponto sobre a pele que deve ser estimulado.

Sendo assim e aplicando-se a técnica Shiatsu, é possível fazer com que uma pessoa cheia de problemas internos e externos – como a postura errada – saia de uma clínica de Shiatsu de forma mais “saudável”. De qualquer forma, há muitos médicos e especialistas fazendo testes e pesquisas para tentar confirmar estes benefícios do Shiatsu para a saúde.

A pesquisa científica e as polêmicas em relação ao Shiatsu

Shiatsu - Benefícios para a saúde

Há muitos estudiosos de medicina e biologia humana procurando saber se o Shiatsu realmente funciona. Alguns defensores do Shiatsu afirmam veementemente que a técnica pode curar diversas doenças, mas a comunidade científica afirma categoricamente que isso não é possível.

A verdade é que nada foi comprovado cientificamente até agora. O que há é uma constante discussão a respeito da confiabilidade de técnica. Com o tempo e o avanço das tecnologias no ramo médico, será possível descobrir se o Shiatsu pode mesmo operar os milagres que diz que opera.

Relaxamento do corpo

No fim das contas, o que é garantido com o tratamento com Shiatsu é o bem estar corporal que a técnica proporciona ao paciente. É como numa sessão de massagem: os movimentos do massagista promovem o estímulo da circulação sanguínea fazendo com que o corpo fique mais relaxado e as dores musculares passam.

É importante tomar cuidado e não ter no Shiatsu a única forma de tratamento para as doenças, sendo necessário consultar um médico especialista para qualquer problema de saúde. Use o método para complementar o tratamento e aproveite tudo que o Shiatsu tem a oferecer.

Shiatsu - Benefícios para a saúde

Pesquisar
Artigos Relacionados