SENAI – Sobre a instituição e cursos SENAI

links patrocinados

senai

SENAI – Sobre a instituição e cursos SENAI

Sobre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O SENAI, ou Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é uma instituição que tem como objetivo facilitar a entrada de homens e mulheres no mercado de trabalho do segmento industrial por meio de cursos de capacitação, sendo alguns deles gratuitos, e também favorecer empresas por meio de serviços técnicos e tecnológicos. Através de uma parceria firmada com o Ministério das Relações Exteriores, o SENAI consegue ainda formar mão de obra em países do exterior através de centros de treinamento.

O SENAI foi criado em 1942 e é mantido pela contribuição social das empresas industriais e agroindustriais, que recolhem 1% sobre o total da folha de salários pagos aos funcionários. A instituição está inserida no Sistema da Indústria, do qual também fazem parte a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Instituto Elvaldo Lodi (IEL).

O SENAI está presente em todo o território brasileiro por meio de unidades operacionais fixas e móveis, que atuam de forma conjunta para capacitar trabalhadores e prestar serviços tecnológicos para empresas.

Cursos Senai

Programas e serviços do SENAI

Como já foi mencionado, o SENAI não apenas oferece cursos gratuitos para capacitar pessoas que querem trabalhar no segmento industrial, como também presta serviços para diversas empresas brasileiras. Um destes serviços é o SENAI Design, que auxilia empresas do ramo calçadista, de vestuário, comunicação visual e de móveis a criar ferramentas para o desenvolvimento dos produtos de forma eficaz.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial coordena ainda programas de diversos tipos, entre eles o de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, responsável por estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico da indústria e aumentar a oferta de educação profissional no país.

Site do Senai

O SENAI também possui diversas parcerias tecnológicas, que possibilitam à instituição se qualificar junto às empresas e oferecer mão de obra de forma continuada para atender ao mercado de trabalho mesmo no entremeio das mudanças pela qual o setor passa.

A maioria dos cursos oferecidos pelo SENAI é presencial, mas a instituição também oferece cursos à distância. E os alunos do SENAI são constantemente instigados a avaliar seus conhecimentos e se tornar mais preparados para enfrentar os desafios do mercado. Uma das maneiras de conseguir isto é através da Olimpíada do Conhecimento, uma competição entre os melhores alunos de educação profissional do país, que enfrentam situações vivenciadas diariamente pelos trabalhadores da indústria.

Cursos SENAI

Servicos do Senai

Para conferir os cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na cidade em que se vive é necessário acessar o site do SENAI regional. O conteúdo e a forma de organização do mesmo nos portais são diferentes de acordo com o estado, por isto não é possível elencar o passo a passo para conferir os cursos ofertados. Além disso, muitas vezes os portais apenas disponibilizam as principais informações sobre o curso, sendo que as inscrições precisam ser feitas na sede da instituição.

O SENAI oferece ainda cursos em diversas áreas do conhecimento em parceria com o PRONATEC. Podem participar destes cursos apenas os alunos do ensino médio da rede pública de ensino, beneficiários do Bolsa Família os respectivos dependentes, profissionais empregados em estabelecimentos de hospitalidade como hotéis e pousadas e de lazer, como restaurantes e bares, que estejam localizados nas cidades que sediarão os jogos da da Copa do Mundo de 2014, participantes do Programa Soldado Cidadão e solicitantes do Seguro Desemprego.

Alunos do Senai Senai 2013

Pesquisar
Artigos Relacionados