Semifinal Copa do Mundo

links patrocinados

Semifinal Copa do Mundo

Semifinal Copa do Mundo

A Copa do Mundo de 2010 aconteceu entre os meses de junho e julho na África do Sul. O país-sede foi escolhido muitos anos antes, mais precisamente em 2004, quando se candidataram ao posto o Egito, o Marrocos e a Líbia e a Tunísia de maneira conjunta, além da África do Sul.

Este último saiu vencedor após receber quatorze votos contra dez do Marrocos. O Egito não recebeu nenhum voto e os outros dois países participantes tiveram de deixar a votação por conta da proibição da candidatura.

A África do Sul, para honrar os votos recebidos, se esforçou bastante para construir estádios nos conformes da FIFA, além de adaptar rodovias, estradas, aeroportos e hospitais. O país nunca teve muita tradição no futebol e por pouco a África do Sul não perdeu a chance de sediar a Copa.

Um ano antes do início dos jogos os operários fizeram uma greve e as obras para o mundial ficaram paralisadas. Por sorte, após algumas negociações os trabalhadores voltaram para o batente e todas as obras ficaram prontas na data prevista.

Copa do mundo

O mascote escolhido para os jogos de 2010 foi um leopardo, que recebeu o nome de Zakumi. As duas primeiras letras remetem ao nome do país abreviado e o restante da palavra significa dez. A bola do evento foi batizada de Jabulani, e foi decorada com onze cores diferentes, uma para cada dialeto e etnia do país.

A artista escolhida para se apresentar na abertura dos jogos foi a colombiana Shakira, que cantou a música-tema do evento escolhida pela FIFA, Waka Waka.

A abertura dos jogos aconteceu no dia 11 de junho e contou com a presença de líderes mundiais e de um público estimado em noventa mil pessoas.

Países participantes

Semifinais 2010

Os países participantes da Copa do Mundo de 2010 foram escolhidos entre os anos de 2007 e 2009 por meio de eliminatórias. Já os grupos foram definidos em dezembro de 2009 no país-sede, mais especificamente na Cidade do Cabo.

Entre os países que participaram da copa estavam Camarões, Alemanha, Nigéria, África do Sul, Argélia, Argentina, Portugal, Austrália, Brasil, Chile, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Gana, Costa do Marfim, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Eslovênia, Honduras, Inglaterra, Itália, Japão, México, Paraguai, Sérvia, Nova Zelândia, Suíça e Uruguai.

Semifinais

Jogos da copa

As semifinais da Copa do Mundo da África do Sul aconteceram nos dias seis e sete de julho. O primeiro jogo foi entre Uruguai e Holanda. O time europeu venceu o Uruguai por 3 a 2 e avançou para a grande final. O jogo do dia seguinte teve a participação de Alemanha e Espanha, com vitória desta seleção por 1 a 0 com gol de Puyol. Com este resultado, a Espanha também avançou para a grande final.

Antes da grande decisão aconteceu o jogo para definição do terceiro lugar, que foi ocupado pela Alemanha após vitória de 3 a 2 sobre o Uruguai. A grande final foi disputada por Holanda e Espanha. O jogo foi bastante apertado e a partida só foi decidida na prorrogação, com gol de Iniesta, garantindo a vitória da Espanha.

Times da semifinal Copa do Mundo 2010

Pesquisar
Artigos Relacionados