Segunda chamada do Sisu

Segunda chamada do Sisu

Segunda chamada do Sisu

Há algum tempo o governo federal vem mudando, por meio do Ministério da Educação, algumas formas de avaliação e de entrada de estudantes brasileiros no ensino superior no país. Exemplo disto é o que ocorre com a implementação do Sistema de Seleção Unificada, chamado de Sisu, em onde por meio de um sistema gerenciado pelo MEC, as universidades ofertam vagas a candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. Assim, milhares de estudantes no país têm chances mais concretas de cursar o ensino superior em universidade pública e gratuita. Saiba agora utilizar o Sisu e como estar por dentro da segunda chamada do Sistema.

Segunda chamada do Sisu: escolha de cursos e universidades

O aluno que sempre estudou em escola pública e que deseja ingressar na universidade pública gratuita por meio do Sisu deve ficar atento aos prazos e datas do Exame Nacional do Ensino Médio, pois é por meio da nota da prova que irá obter pontuação para concorrer a vagas. Para tal, é importante e válido ressaltar que diversas instituições participantes do Sistema exigem notas mínimas alcançadas para cada curso pelo candidato para obter a vaga desejada. O estudante poderá escolher entre três e cinco cursos e instituições de ensino superior. É aconselhável escolher o curso desejado, no entanto, ele deverá estar de acordo com a nota mínima de corte para que o candidato possa efetivamente concorrer à vaga ofertada. Caso não seja bem sucedido em primeira chamada, haverá a segunda chamada do Sisu, e/ou chamadas subsequentes.

Segunda chamada do Sisu: site MEC

Sisu segunda chamada

Para escolher o curso e universidade desejados o aluno deverá encontrar no site do Ministério da Educação a lista de universidades participantes, assim como os cursos de graduação ofertados. O Sistema de Seleção Unificada será encarregado então de verificar a pontuação de todos os estudantes participantes do Enem, que pontuaram, e as determinadas inscrições feitas no Sisu. Assim, o candidato que não passar em primeira chamada, deverá ficar atento à segunda chamada do Sisu . Atenção, pois o processo de seleção do Sistema é feito duas vezes em um ano, a cada início de semestre letivo, no entanto a inscrição no Sisu ocorre em apenas uma etapa, realizada exclusivamente pela internet. A inscrição no Sisu é gratuita.

Vagas por instituição para o Sisu

Resultado Sisu

Em cada edição do Sisu as universidades públicas e gratuitas são quem escolhem quantas vagas deverão destinar ao Sistema (garantindo assim a lei de autonomia universitária). Quando terminam as inscrições dos estudantes ao Sisu são selecionados para as vagas os candidatos melhores classificados pela pontuação no Enem, dentro de um número de vagas oferecidas por cada instituição.

Processo seletivo atual do Sisu

Vagas Sisu

As inscrições do processo seletivo do Sisu para o primeiro semestre deste ano foram encerradas no mês de janeiro. Para o segundo semestre ainda há chances para os estudantes, mas o cronograma referente ao processo seletivo deste ano ainda não foi disponibilizado.

Fique atento aos prazos e datas do MEC e se inscreva no Sisu deste ano. Caso não consiga na primeira chamada ainda tem a segunda chamada do Sisu. Boa sorte!

Sisu 2013 Sisu na internet

GD Star Rating
loading...
Segunda chamada do Sisu, Nota: 3.4 de 5 com 5 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados